‘Até maio Proama atenderá a 500 mil pessoas na zona leste’, garante José Melo

Governador José Melo prova a água do Proama/Foto: Roberto Carlos
Governador José Melo prova a água do Proama/Foto: Roberto Carlos
Governador José Melo prova a água do Proama/Foto: Roberto Carlos

O governador do Amazonas, José Melo, iniciou a rotina diária de trabalho, da segunda-feira (14), visitando vários bairros da zona leste de Manaus, onde 370 mil pessoas já estão sendo abastecidas pelo Programa Água para Manaus (Proama), e outras 130 mil devem ser atendidas até maio deste ano. Ele andou de casa em casa, abriu as torneiras, provou da água e se disse satisfeito em ver que a água está chegando de forma regular à população da zona leste.

“Entrei em várias casas, abri as torneiras e a água jorrou, de boa qualidade. Eu mesmo provei”, observou o governador, ao lembrar que até pouco tempo se ouvia falar em Proama, mas a água não chegava ao usuário. “O trabalho de parceria que nosso Governo vem fazendo com a Prefeitura de Manaus deu resultados. Agora sim, justifica os investimentos feitos no Proama, porque a água está chegando às casas das pessoas”, comemorou José Melo.


José Melo iniciou a visita no bairro Monte Sião e fez questão de entrar primeiramente em uma casa que não estava na programação prevista –  a da dona de casa Deicimar Araújo da Costa, 47 anos. Ela disse que já recebia água há pelo menos quatro anos, mas não era o dia todo. “Tinha água em alguns horários. Geralmente à noite. Agora, depois que entrou o Proama, é o dia todo”, disse. O presidente da liga esportiva do Monte Sião, Gerson Almeida de Oliveira, afirmou que os moradores, de um modo geral, estão bem satisfeitos.

Melo visita família na Zona Leste/Foto: Roberto Carlos
Melo visita família na Zona Leste/Foto: Roberto Carlos

Além do Monte Sião, José Melo esteve nos bairros Jorge Teixeira e João Paulo II, este último na parte mais alta, onde geralmente o problema de falta de água é maior. “Estou vindo também nas partes mais altas, como o João Paulo e vendo que a água está vindo forte, com volume, o que demonstra que o investimento feito, com o esforço do povo do Amazonas e, fundamentalmente, a união do Estado com a Prefeitura estão dando resultado”.

Desde que o Proama começou a operar, em dezembro do ano passado, cerca de 370 mil pessoas estão recebendo água regularmente em casa e outras 130 mil deverão ser alcançados entre o final de abril e meados de maio, completando a meta prevista de 500 mil pessoas alcançadas pelo programa na zona leste. Depois, serão alcançadas 119 mil na zona norte, perfazendo um total de 619 mil beneficiados pelo programa.

Melo satisfeito com a água nas torneiras/Foto: Roberto Carlos
Melo satisfeito com a água nas torneiras/Foto: Roberto Carlos

Para completar o fornecimento regular de água na zona leste, estão sendo instaladas mais duas bombas de alta potência. Essas novas máquinas vão fazer a distribuição ininterrupta de água para os bairros São José, Armando Mendes, Tancredo Neves, Zumbi I, Castanheiras e Comunidade da Sharp.

Recuperação das ruas é o próximo passo

Após visitar as residências abastecidas com água do Proama, o governador José Melo encontrou-se com o prefeito de Manaus, Arthur Neto, na estação de tratamento do complexo, também na zona leste. De lá, eles foram visitar a obra do complexo viário da Torquato Tapajós, próximo à estrada do aeroporto internacional Eduardo Gomes, zona norte. O governador ressaltou as parcerias que estão sendo feitas com a Prefeitura de Manaus destacando o plano para a recuperação das ruas da cidade.

“Hoje, eu cheguei 06h30. Visitei várias ruas e verifiquei que elas estão precisando de cuidados. Vou sentar com o Arthur semana que vem, para estabelecermos um cronograma de trabalho. Vamos entrar prioritariamente na zona norte e leste, porque no levantamento feito são os bairros que têm as necessidades mais prementes”. Segundo o governador, o planejamento feito em conjunto com a Prefeitura priorizou os corredores principais da cidade e o eixo da Copa do Mundo e, agora, vai para os bairros.

Acorda cedo – José Melo disse que desde as 6h30 da manhã estava nas ruas, visitando paradas de ônibus, entrando nos coletivos e conversando com a população. Segundo ele, essa será sua rotina diária. “Passamos segunda, terça e quarta-feira em Manaus e, a partir de quinta, vamos para o interior, porque eu quero, pessoalmente, verificar as obras, fiscalizar e dar a celeridade”.

Na quinta-feira (17), o governador pretende inaugurar o Porto de Iranduba e a estrada do Anveres, no Careiro Castanho. Depois, irá guardar a Semana Santa, uma tradição familiar, e, na semana seguinte, retornar à rotina.

Artigo anteriorUnião de prefeitos na luta por recursos é destacada por Conceição Sampaio
Próximo artigoEscola Sólon de Lucena onde aluna morreu de meningite retomou aulas hoje

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui