Atendimento odontológico chega às pessoas portadoras de deficiência

Atendimento odontológico, a pessoas com deficiência/Foto: Rodemarques Abreu
Atendimento odontológico, a pessoas com deficiência/Foto: Rodemarques Abreu
Atendimento odontológico, a pessoas com deficiência/Foto: Rodemarques Abreu

O Centro de Especialidades Odontológicas da Zona Norte (CEO-Norte), da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), está realizando atendimento especializado às pessoas com deficiência, adotando todos os procedimentos necessários para a qualidade e atenção à saúde bucal dos pacientes que precisam de um tratamento diferenciado.

Segundo o secretário Homero Miranda Leão, a universalização e acessibilidade da pessoa com deficiência, seja cadeirante, deficiente visual ou auditivo, é um direito de todos, a uma boa saúde bucal, não importando se têm ou não alguma deficiência. Estamos buscando diminuir barreiras para um bom atendimento”, afirmou.


A diretora do CEO Norte, Fabíola Abreu, disse que o responsável pelo paciente com deficiência pode ir ao CEO Norte, com o encaminhamento e documentos pessoais em mãos, que imediatamente é agendado pra o tratamento. “Com exceção do tratamento endodôntico, onde há uma triagem mensal, sempre na última sexta-feira útil do mês”, afirmou.

Os principais atendimentos são restaurações, extrações e tratamento periodontal. Atualmente, o CEO possui cirurgião dentista Especialista em Atendimento a Pacientes Especiais.

O CEO Norte realiza cerca de 50 atendimentos por mês. Os pacientes que não permitirem o atendimento odontológico no CEO são avaliados e encaminhados para a atendimento odontológico com Óxido Nitroso no Núcleo de Atendimento Odontológico à Pessoa com Deficiência (NAOPE/CEO UEA), fruto de parceria da Semsa com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Após a finalização do tratamento, estes pacientes continuam sendo monitorados, através de consultas periódicas para a manutenção da saúde bucal.

O CEO dispõe de sete cadeiras odontológicas e atende às especialidades de cirurgia oral, cirurgias de lesões com potencial de malignização, biópsias e remoção de dentes inclusos. Para esta especialidade, existem três cirurgiões – dentistas, especialistas em cirurgia e traumatologia bucomaxilo Facial. São feitos, aproximadamente, 300 atendimentos por mês.

Na Periodontia ocorre a cirurgia dos tecidos de sustentação do dente (osso, gengiva e periodonto). São dois cirurgiões-dentistas, especialistas na área, com, aproximadamente, 200 atendimentos por mês.

Na Endodontia são realizados tratamento e retratamento de canal, com a atuação de três cirurgiões-dentistas, especialistas em Endodontia (a partir de janeiro serão quatro profissionais). São 120 atendimentos por mês.

Na Odontopediatria são feitas restaurações, extrações e tratamento periodontal em crianças de até cinco anos de idade, que não puderam ser atendidas na Atenção Básica. É feito também tratamento endodôntico em dentes decíduos (tratamento de canal em dentes de leite). Para esta especialidade, dois cirurgiões – dentistas, especialistas em Odontopediatria, realizam os atendimentos. São, aproximadamente, 120 atendimentos por mês. Em breve serão incluídas as Especialidades de Prótese Total e Ortodontia Preventiva.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Dr. Rubim Sá está situado na Rua 77, nº 26, Qd. 240, Núcleo 11, Cidade Nova 2, zona Norte da cidade. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 7h às 17h, mediante encaminhamento padrão, obrigatoriamente preenchido, carimbado e assinado pelo cirurgião dentista da rede de Atenção Básica, de acordo com a especialidade indicada.

Artigo anteriorRaízes Caboclas acompanha o Coral da Previdência amanhã (19), na Galeria Espírito Santo
Próximo artigoVereadora de Manaus diz que comissão de ética deve punir Bolsonaro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui