Atentado na Colômbia mata três policiais e fere sete

Alvo foi um um posto policial em Santander de Quilichao, sudoeste do país - Foto: Reprodução

Três policiais morreram e outros sete ficaram feridos nesta sexta-feira (22) em um atentado com bujões da gás contra um posto da polícia em Santander de Quilichao, em uma conflitiva zona do sudoeste da Colômbia, informou o secretário municipal Jaime Asprilla.


“Foi um atentado contra o posto da polícia com bujões de gás colocados em uma ladeira. Até o momento há três mortos e sete feridos, dois gravemente”, disse Asprilla.

O ministro da Defesa, Carlos Holmes Trujillo, informou que a explosão provocou danos em residências de civis.

O presidente Iván Duque condenou “o covarde atentado terrorista em Santander de Quilichao. “A ordem para nossa Força Pública é identificar os responsáveis por este fato”, escreveu Duque no Twitter.

Asprilla descartou que o ataque, ocorrido por volta das 21h local (23h em Brasília), tenha relação com os protestos contra o governo Duque, e o atribuiu a grupos armados que operam no departamento de Cauca.

“É um atentado de grupos organizados que têm recursos e estão envolvidos com o tema da droga”.

Segundo Asprilla, o município decretará o toque de recolher até domingo para garantir a ordem pública e a segurança da população.

Dissidentes da antiga guerrilha das Farc, rebeldes do ELN e grupos do narcotráfico de origem paramilitar lutam pelo controle territorial de Cauca, que tem milhares de hectares de ‘narcocultivos’ e uma saída estratégica para o Pacífico em direção aos Estados Unidos.

Esta região, com forte presença indígena e negra, foi o epicentro recente de assassinatos seletivos contra líderes sociais, guardas indígenas e ativistas.

O governo Duque relaciona a violência em Cauca ao narcotráfico e ao “crescimento exponencial” dos ‘narcocultivos’ nos últimos anos, para atingir 169.000 hectares em 2018, segundo a ONU.
Após três décadas de combate às drogas, a Colômbia permanece como o principal produtor de cocaína do planeta, tendo os Estados Unidos como seu maior consumidor.

Fonte: G1

Artigo anteriorCom Libertadores, Flamengo pode ser primeiro time bilionário do Brasil
Próximo artigoFlamengo vs River Plate pela grande Final da Libertadores 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui