

O caratê amazonense tem uma nova estrela. Aos 18 anos, Whitney Paloma Silva da Costa vem se destacando no cenário local e agora busca um lugar ao sol nas competições nacionais. A atleta do Cassam disputará no período de 23 a 24 de maio, em Belém, a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro Regional, com a presença de lutadores do Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima.
Com nome de cantora internacional, Whitney começou no caratê aos 13 anos, por influência do pai, o ex-jogador profissional Augusto Queiroz, 47. Como lateral-esquerdo, Augusto foi tricampeão amazonense de futebol pelo Rio Negro na década de 1980. Ele conheceu o caratê na infância e passou o gosto pela modalidade para a herdeira.
Campeã de tudo – Whitney, que é faixa roxa em caratê na categoria até 48 kg, vem de excelentes nos tatames. Ano passado, ela conquistou todas as competições em nível estadual nas modalidades Kata (luta imaginária em que o atleta mostra somente a técnica do esporte) e Kumite (combate real). Também faturou o Kata e o Kumite na 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro Regional 2013 (Roraima) e o Kumite na Etapa Final do Brasileiro 2013 (Fortaleza).