Projeto suspende contas de energia elétrica de famílias atingidas pela cheia

Deputado Tony Medeiros/Foto: Júlio Barbosa
Deputado Tony Medeiros/Foto: Júlio Barbosa
Deputado Tony Medeiros/Foto: Júlio Barbosa

As famílias de todo Amazonas, cujas residências foram atingidas pela cheia dos rios da região, podem ficar isentas de pagar contas de luz e também livres do corte da energia elétrica. A proposta é do deputado estadual Tony Medeiros, que ontem (09), apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa.

De acordo com Tony Medeiros, o objetivo é auxiliar milhares de famílias em todo Amazonas, que devido a cheia dos rios, tiveram as casas alagadas. “São famílias que perderam quase tudo, como móveis e eletrodomésticos, além de ficarem sujeitas às doenças”, afirmou Tony.

O projeto de lei argumenta que a isenção do pagamento das contas luz, relativas ao período da enchente, ajudará famílias a economizar dinheiro e comprar novos objetos para o lar. “A economia também ajudará centenas de famílias a alugar um novo espaço para morar, até que as águas voltem ao nível normal”, ressaltou Tony,

O deputado disse  que 13 cidades amazonenses estão em situação de emergência por causa da subida dos rios. Já o município de Humaitá, na região do Baixo Amazonas, está em situação de calamidade pública, com várias ruas, praças e casas embaixo d’água. “Estamos a apenas um metro de atingir a cheia recorde de 2009, que chegou à marca de 29,77 metros”, comparou Tony.

Segundo cálculos da Defesa Civil do Amazonas, quase 18 mil famílias em todo Estado foram atingidas pela enchente deste ano. Isso equivale a 58 mil pessoas sofrendo as conseqüências da enchente. “O rio Madeira continua subindo, tanto que parte da população da sede de Barreirinha terá que ser removida”, disse o deputado.

Tony Medeiros afirmou que tem percorrido vários municípios amazonenses e conhece a situação de calamidade vivida principalmente pelos ribeirinhos. “Além de entregarmos mantimentos ao povo do interior, temos que garantir meios para as pessoas recomeçarem suas vidas após a enchente”, completou Tony.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui