
Está marcada para o próximo sábado, 26 de abril, a audiência pública para tratar do crescimento desordenado de ocupações irregulares em Parintins e principalmente pelos impactos ambientais provocados por essas ações no município. A iniciativa é um dos desdobramentos do processo nº 0001804-59.2025.8.04.6300, em tramitação na 2ª Vara da Comarca de Parintins, e será realizada no Auditório Dom Arcângelo Cerqua.
O evento contará com a presença de representantes do Ministério Público do Amazonas, de secretarias municipais e estaduais, de órgãos federais e da sociedade civil organizada. O objetivo é promover um espaço de escuta e diálogo para o acolhimento de informações e a construção conjunta de soluções para essa problemática histórica no município.
O Juiz da 2ª Vara de Parintins, Nilo da Rocha Marinho, destaca a relevância do diálogo em relação aos temas. “É uma ação muito importante porque diz respeito ao direito à moradia e estamos aqui para promover o diálogo entre as instituições, para que essa demanda seja solucionada aqui em Parintins, de forma adequada, correta e sem agressões ao meio ambiente”, ressalta.

Relatórios recentes do Observatório de Governança Fundiária e Ambiental do Tribunal de Justiça do Amazonas apontam que áreas conhecidas como “Shangai” e “Areal” em Parintins, têm sido alvo de desmatamentos e queimadas, contribuindo para a degradação do bioma amazônico e a extinção de espécies nativas.