Balé Folclórico do Amazonas faz estreia internacional na Itália

Balé Folclórico do AM, em exposição na Itália/Foto: Divulgação
Balé Folclórico do AM, em exposição na Itália/Foto: Divulgação
Balé Folclórico do AM, em exposição na Itália/Foto: Divulgação

Escolhido para representar a região Norte do País, o Balé Folclórico do Amazonas se prepara para sua primeira apresentação fora do Estado, em exposição mundial na Itália.
O Balé Folclórico do Amazonas, representará a região Norte do Brasil no evento “Este é o meu Brasil –Celeiro de Belezas Naturais e de Cultura”, especialmente, idealizado para a Expo Milão 2015 (Exposição Mundial 2015), que se inicia no mês de maio e termina em outubro deste ano, na Itália.


A participação do Balé Folclórico do Amazonas, que fará apresentações dias 2, 4 e 6de junho,irá contribuir para a promoção do Brasil, especialmente a Região Norte, no exterior,já que a Expo Milão é uma grande vitrine da cultura dos países para o mundo.

Ao todo, participarão do evento 20 bailarinos e seis componentes da produção do Balé, sob a coordenação do maestro e diretor dos Corpos Artísticos da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, Marcelo de Jesus.

Os espetáculos que serão apresentados pelo Balé no evento são “Herança Africana” e “Amazônia”, com o cenário utilizado durante o Festival de Ópera do Amazonas em 2014. E, para tanto, o Balé Folclórico ainda levará consigo dois atabaques, um gambá, um pandeiro, um berimbau, um djambê e uma tubadora, e terá como figurinista a bailarina Juliana Ângelo.

Resultado da pesquisa dos colaboradores ElibertoBarroncas e Railda Vitor, “Herança Africana” vai destacar algumas manifestações regionais para exemplificar a herança ricamente cultural do continente africano, como a capoeira, samba de roda, lundu, gambá, dança do rapachão e o samba no Amazonas.

De acordo com o secretário de Cultura, Robério Braga, “o Balé Folclórico do Amazonas, por meio do talento de seu corpo artístico, levará para a exposição um espetáculo de primeira grandeza, que irá mostrar para o mundo um pouco da arte e do folclore amazônicos”,disse.

Para a Conceição Souza, diretora do balé, “a participação do Balé Folclórico do Amazonas em um evento internacional é fruto do reconhecimento de um trabalho realizadohá quase 15 anos, com o apoio da Secretaria de Cultura de Estado”.

O Balé Folclórico do Amazonas foi criado em 2001, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura,para compor os Corpos Artísticos do Teatro Amazonas. A companhia, composta por 33 bailarinos e que se encontra com elenco renovado desde novembro de 2013, já participou de eventos como o Festival Amazonas de Ópera e Concerto de Natal, de Manaus.

Possui, ainda, como pano de fundo de suas apresentações as técnicas do balé Clássico e a dança moderna Contemporânea como linhagem de uma nova estilização.

O Balé Folclórico do Amazonas foi selecionado para a Expo Milão a partir de  um vídeo inscrito com mostra do trabalho que realizaram em Manaus.

DA EXPO MILÃO

A Expo Milão aconteceu pela primeira vez em 1851, na cidade do Londres, e hoje ocorre de cinco em cinco anos.

Artigo anteriorRihanna quer oficializar namoro com DiCaprio
Próximo artigoAP: bebê abandonado recebe alta e aguarda por adoção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui