

Em pleno dia de pagamento de final de mês, os clientes das agências bancárias foram surpreendidos com a greve geral dos bancos hoje, terça-feira (30).
O Sindicato dos Bancários do Amazonas (SEEB-AM) reivindica reajuste salarial e mais segurança para os bancários.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários, Nindberg Barbosa, o atendimento foi paralisado em todas as agências do Centro de Manaus. Nos bairros, as agências funcionaram normalmente para não prejudicar à população por ser dia de pagamento. Os bancários dos municípios do interior, também, aderiram ao movimento.
A greve geral dos bancos foi decidida na semana passada durante assembléia-geral da Confederação dos Bancários. O Sindicato dos bancários decidiu aderir ao movimento e decidiu começar a greve geral para esta terça-feira em Manaus.
Os bancários reivindicam piso salarial de R$ 2.979,25, Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de três salários mais parcela adicional de R$ 6.247 e 14º salário. A categoria também quer aumento nos valores de benefícios, como vale refeição, auxílio-creche, gratificação de caixa, entre outros.
Em Brasília, prosseguem as negociações. No sábado (27), a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu 7,35% de reajuste, mas a oferta foi rejeitada. Não existe previsão para o fim da greve.