Banco fundado por Guedes embolsa bilhões da Previdência Chilena

Paulo Guedes - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/CP Memória

Há alguns anos o modelo da previdência chilena é exemplo para a burguesia brasileira, um modelo de previdência privada, por vias de capitalização que tem amargado e muito a vida dos trabalhadores no Chile, um país onde o índice de suicídios na terceira idade é altíssimo. Esse modelo de governo capitalista aclamado pela burguesia brasileira, foi conquistado as custas de 30 mil assassinatos no período da ditadura e exalta a privatização de tudo e a selvagem retirada de direitos trabalhistas. Hoje a juventude e os trabalhadores chilenos colocam em cheque esse modelo de governo.

Enquanto o nível de precarização e exploração chega a seu limite extremo no Chile, o BTG é o terceiro na lista de multinacionais que mais recebe, hoje, investimentos da aposentaria do povo Chileno, chegando a representar 0,5% de todas as aposentadorias arrecadas no país, em números, 1,130 bilhões de dólares.

Enquanto os grandes capitalistas mantêm seu lucros fazendo com que os trabalhadores pagem pela crise capitalista, no Chile trabalhadores e juventude dão lições de como se enfrentar com a ofensiva da extrema direita e os ataques imperialistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui