
Já bastante afetada pela subida das águas, Barreirinha (a 483 quilômetros de Manaus) pode atingir nível recorde na enchente deste ano. O monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) tem informado nos últimos dias que o aumento no volume de água nos cursos fluviais da Bacia do Rio Amazonas e a subida rápida do nível desses rios, devem afetar principalmente municípios às suas margens, como é o caso de Barreirinha.
De acordo com dados fornecidos pela Coordenadoria Local da Defesa Civil, a régua fluviométrica marcou nesta terça-feira (4), 9,14 metros, dois centímetros a mais que no mesmo dia em 2009, a maior enchente já registrada na região.
A expectativa é que após atingir a cota recorde, o Paraná do Ramos poderá ultrapassar 33 centímetros a mais, percentual que iria afetar mais de 16 mil pessoas residentes na sede municipal.
A Prefeitura de Barreirinha, trabalha para amenizar os impactos principalmente no deslocamento dos moradores das áreas afetadas, com a construção de pontes de madeira para facilitar o deslocamento, auxílio na remoção desses moradores para outras regiões do município e assistência nos casos mais extremos. Há áreas da cidade em que as pontes já estão submersas, além disso as famílias têm recebido madeira para construírem “marombas”.