Bastidores da Câmara de Novo Airão e a nova mesa diretora – por Garcia Neto

Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Novo Airão está agendada para essa segunda feira - foto: divulgação

O presidente da Câmara de Vereadores de Novo Airão, AM, Rosivaldo Souza dos Santos, o Professor Maçarico (Rede) marcou para a próxima segunda-feira, 17, a eleição para escolher os novos membros da Mesa Diretora para o segundo biênio da atual legislatura (2019/2020). Até o início da manhã deste sábado, 15, não havia nenhum registro de chapa para a disputa do cargo.


As vésperas da eleição é marcada por fortes tensões e manobras do grupo comandado pelos vereadores Nerita Castro (DEM) e Daniel Barros (PRTB) ainda inconformados com a decisão do plenário da Câmara que anulou o requerimento da vereadora Rocicleide Andrade Brandão (DEM) que antecipou a eleição para a composição da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020, ocorrida no dia 17 de setembro, também anulada por decisão plenária pelo placar de 5X4.

Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Novo Airão está agendada para essa segunda feira – foto: divulgação

Nerita e Daniel tinham sido eleitos presidente e vice-presidente da Mesa, respectivamente, num processo que passou por cima do princípio da legalidade, uma garantia constitucional que não permite o arbítrio, conforme o artigo 37 (caput) da Constituição Federal de 1988.

Depois da anulação da eleição que antecipou a eleição dos novos membros da Mesa Diretora os vereadores passaram a intensificar as articulações em torno de uma chapa de consenso. O vice-presidente da Câmara Rosemberg Branco (PR) discorda de chapa única; ele prefere uma composição mais eclética, com situacionistas e oposicionistas.

Após a posse do prefeito eleito Frederico Junior, as articulações para a eleição do novo quadro da Mesa vem movimentando os bastidores políticos neste período pós-eleição suplementar.

Berg Branco ressaltou que a eleição de segunda-feira vai obedecer aos dispositivos do artigo 20, parágrafos 2º e 3º, e do artigo 25 do Regimento Interno, “com transparência e com a participação popular”.

*Garcia Neto é jornalista e professor

Artigo anteriorCMM inaugura anexo “Luizinho Souza” nesta segunda-feira
Próximo artigoModelo educacional do AM é destaque na imprensa nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui