
Acusado de apropriação indébita pela Justiça da Suíça, onde foi indiciado ontem, sexta-feira, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, poderá pegar até 10 anos de prisão, caso as suspeitas sobre ele se concretizem. A informação é do jornal francês L’Équipe, que ouviu especialistas em direito na Suíça.
Aos 79 anos, Blatter é acusado ainda de gestão desleal. Este crime, segundo a publicação francesa, poderá render ao suíço mais cinco anos de cadeia, caso seja condenado.
– A promotoria suspeita que em 12 de setembro de 2005 o dirigente suíço assinou contrato com a Federação Caribenha (CFU) – à época em que Jack Warner, outro envolvido no escândalo da Fifa, era seu presidente – que não era favorável para a entidade máxima do futebol. Além disso, existe uma suspeita de que, quando o acordo foi executado, Blatter também violou seus deveres de confiança e agiu contra interesses da Fifa e/ou do marketing da Fifa e da TV AG – diz a nota divulgada pela Procuradoria suíça sobre o indiciamento de Blatter.
Blatter foi ouvido por autoridades suíças nesta sexta-feira, em Zurique, após reunião do Comitê da entidade. Além dele, o presidente da UEFA, Michel Platini, ex-jogador e agora presidente da UEFA, também foi ouvido, também suspeitos de ações ilícitas com o presidente da Fifa.
– Blatter também é suspeito de ter feito um pagamento em fevereiro de 2011 de 2 milhões de francos suíços (R$ 8,1 milhões) a Michel Platini, presidente da Uefa e principal favorito na eleição que escolherá o sucessor do suíço em fevereiro do ano que vem, em detrimento da Fifa por causa de um trabalho supostamente realizado entre janeiro de 1999 e junho de 2002 – diz nota.(Terra/Lance)