´Boi Manaus´ tem volta descartada ao Sambódromo pelos altos custos de uso

Vereador Arlindo Junior comanda audiência na CMM/Foto: Robervaldo Rocha

A edição do Boi Manaus de 2016 não deve sofrer mudanças significativas, em relação a do ano passado, exceto alguma na alteração quanto à venda ou não de tururis, assunto que será motivo de novas discussões, mas, um retorno ao sambódromo, como defendem alguns artistas, compositores e torcidas dos bumbás Garantido e Caprichoso, neste momento, está descartada, por se tratar de um espaço com alto custo de uso, o suficiente para manter a realização da festa na avenida Itaúba e na Ponta Negra.
Estas informações foram prestada, ontem (12), pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, durante a Audiência Pública da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Manaus (CMM), convocada pelo vereador Arlindo Júnior (PROS), com a finalidade de debater a descentralização da programação e o formato do evento feito como parte dos festejos comemorativos ao aniversário da cidade.


“Não há qualquer questão fechada, uma vez que o atual momento de crise econômica impõe que se reveja situações, faça adequações, porque a festa é um evento turístico e, nesta condição, deve ser cada vez mais qualificada e forte”, observou Bernardo, esclarecendo que o poder público municipal não pode, por conta própria, remunerar os cantores que se apresentam. Para isso, a Prefeitura de Manaus busca patrocínios.

CMM Grande festa

Ele previu que a festa deste ano será uma das melhores e, praticamente, descartou o retorno da programação ao Centro de Convenções de Manaus (sambódromo) e no formato trio elétrico como defendem alguns representantes do segmento artístico. E explicou que as feirinhas do tururi devem dar lugar aos “esquentas” nos fins de semana que antecedem a festa, enquanto os artistas serão contratados para cobrir a programação nos dois circuitos, zona Leste e Ponta Negra.

Mas, acenou com a possibilidade de novas reuniões com a participação da Manauscult, Câmara Municipal, compositores, artistas e torcidas dos bumbas. “Na condição de produto turístico, o Boi Manaus ser dinâmico. É preciso pensarmos sempre na sua preservação e expansão”, disse Monteiro de Paula.

Representante do Movimento Bumbá Mania, Helen Veras, propôs que se promovam mais discussões, com o objetivo de definir uma nova roupagem para festa bovina do mês de outubro.

Alex Pontes mencionou uma enquete feita entre os artistas, na qual a maioria deles quer a volta ao sambódromo. Ele reconheceu que o poder público está às voltas com a carência de recursos financeiros e, ainda, lamentou que o momento político muitas vezes impeça o cidadão de se manifestar como um parceiro do Estado e do Município.
CMM

Seminário

Os cantores Carlinhos do Boi e Renato Freitas destacaram a iniciativa do vereador Arlindo Júnior  e o compromisso da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Manaus. “Essa Audiência Pública já é uma vitória”, disse Carlinhos. Segundo ele, a cidade teve perdas financeiras com o fim da feirinha do tururi, e sustentou que o formato atual da festa é desfavorável aos artistas que representam os bumbás.

Rivaldo Pereira cobrou das autoridades promotoras da festa a adoção de medidas meditas, no sentido de devolver o êxito que ela teve em um passado recente. Ele sugeriu um seminário para apresentação de propostas, disse que a descentralização da festa em dois locais diferentes deve ser adequado, a fim de que o boi bumbá não perca a sua essência.

Também participaram da Audiência Pública, que aconteceu no Plenário Adriano Jorge, Nicolas Cabral (Amazonastur); José Cardoso (Manauscult); os cantores Mailzon Mendes, Fabiano Neves, Edilson Santana, além de vários compositores e torcedores de Garantido e Caprichoso.

Artigo anterior´Semana Nacional dos Museus´ terá programação cultural, em Manaus
Próximo artigoQuinze pessoas são presas suspeitas de desvio de medicamentos da SEMSA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui