
A explosão de uma bomba em um mercado popular de Islamabad, a capital do Paquistão, matou 15 pessoas e feriu outras 35 nesta quarta-feira (9), informaram as autoridades.
A bomba explodiu durante a manhã, quando centenas de pessoas – a maioria comerciantes – estavam no mercado.
“Recebemos 15 corpos e 35 feridos”, disse à imprensa a porta-voz do Instituto Paquistanês de Ciências Médicas (PIMS), Ayesha Isani, acrescentando que dois pacientes estão em estado crítico.
A origem deste raro ataque contra Islamabad, cidade geralmente livre dos atentados que sacodem regularmente o Paquistão, ainda é desconhecida.
Um jornalista da AFP no local viu poças de sangue e pedaços de corpos espalhados pelo mercado a céu aberto, enquanto a polícia e as forças antiterroristas isolavam o local.
A explosão abriu uma cratera no chão de 1,5 metro de diâmetro, segundo testemunhas.
O ataque ocorre no momento em que o governo em Islamabad e os rebeldes do Tehreek-e-Talibã Paquistão (TTP) – uma coalizão de grupos islâmicos armados – observam um cessar-fogo visando promover as negociações de paz.
Uma facção dissidente do TTP, o Ahrar ul-Hind, já violou o cessar-fogo no mês passado em um ataque contra um tribunal de Islamabad que deixou 11 mortos.
jaf-gl/lr