
A Câmara dos Deputados Federais acaba de aprovar aumento para as polícias do Distrito Federal. Os policiais militares e bombeiros tiveram aumento de 25%. Já os policiais civis terão reajuste de 8%.
O aumento para policiais civis, militares e bombeiros deve custar aos cofres públicos R$ 505 milhões por ano. A votação ocorre na semana em que o presidente Bolsonaro promete vetar qualquer possibilidade de aumento para servidores públicos no projeto que autoriza o repasse de R$ 60 bilhões a estados e municípios em decorrência da pandemia de covid-19.
O Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) nº 01/2020 muda a Lei Orçamentária de 2020 e prevê o pagamento adicional retroativo a janeiro deste ano.
No caso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o aumento confirmado é de 25%, percentual aplicado sobre gratificação. Para a Polícia Civil, o aumento linear é de 8%. Agora, o Senado apreciará a matéria ainda nesta tarde.
Inicialmente, o projeto de lei do Congresso Nacional (PLN) 1 de 2020 foi aprovado por 430 votos a favor e 43 contrários. Depois, no Senado, a matéria foi validada por 70 votos a 2. Agora, o texto vai à sanção presidencial.