Bottas supera Hamilton e crava a pole no GP da Rússia

Finlandês pulveriza antiga marca de Sochi para anotar sua segunda pole em 2018/Foto: Reprodução/Twitter/Formula 1

Que a Mercedes dominaria o treino classificatório do GP da Rússia, na manhã deste sábado, ninguém duvidava. Mas o que pouca gente esperava é que a pole seria de Valtteri Bottas no Circuito de Sochi. O finlandês pulverizou o antigo recorde da pista ao anotar 1m31s387, viu Lewis Hamilton errar a última tentativa de volta rápida e cravou a sua segunda pole no ano, a sexta da carreira, relegando o companheiro para o segundo posto. A dupla da Ferrari completou a segunda fila, com Sebastian Vettel em terceiro e Kimi Raikkonen em quarto.


Marca antiga: a volta mais veloz percorrida anteriormente no circuito russo era da pole Vettel, no ano passado, com 1m33s194. Com tudo, nem a marca do alemão nem a de Bottas hoje são marcas oficiais, pois não foram registradas durante a corrida. Neste caso, o melhor tempo é de Raikkonen, também em 2017, com 1m36s844.

TOP 3 grid do GP da Rússia/Foto: Will Taylor-Medhurst/Getty Images

O top 10 foi marcado pela batalha Ferrari x Mercedes, mas não só entre os times de fábrica. Todos os três times – além das escuderias de fábrica – que disputaram a polem usavam ou motores alemães ou italianos (Sauber, Force India e Haas). O Q3 também marcou a segunda vez no ano que a Sauber colocou os dois carros na parte final da classificação e a melhor classificação de Charles Leclerc, em sétimo.

A ausência da RBR entre os times que largam na frente se deu pelo fato de a equipe sequer ter saído dos boxes no Q2. Isso porque, com diversas punições por troca dos motores nos dois carros, a largada no fim do grid já era certa e a equipe optou por pouar equipamento. A dupla da Renault optou por não ir para o Q3, e largar em 11º e 12º, já que fora do top 10 os pilotos poderão escolher os pneus com os quais começarão a prova.

Grid de largada do GP da Rússia

Resultado final do treino classificatório em Sochi — Foto: Reprodução/FOM

Fonte: G1

Artigo anteriorLuiz Fux proíbe Folha de entrevistar Lula
Próximo artigoCofundador do WhatsApp conta história por trás da venda ao Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui