
Conforme levantamento feito por Congresso em Foco, o senador Eduardo Braga (MDB) tem baixo rendimento no Portal da Transparência. Isso quer dizer que o parlamentar tem pouca assiduidade nas redes sociais.
A pesquisa leva em consideração 11 indicadores de transparência digital. Os indicadores digitais avaliados são se o parlamentar está presente ao menos em duas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube e Twitter).
A pesquisa informa ainda, se o senador publicou algo em alguma dessas redes sociais nos últimos 20 dias, se possui site próprio, se publicou no site há menos de 20 dias, se seu gabinete divulga on-line sua agenda oficial de compromissos.
Servidores lotados
Outro ponto, faz referência às justificativas para os gastos (com consultoria, publicidade, passagens aéreas, se publica o nome de servidores lotados nos gabinetes e sua remuneração, entre outras informações.
Grande parte dos indicadores foi observada a partir das repostas dadas pelo parlamentar ou sua equipe a um questionário enviado aos gabinetes pelo Congresso em Foco.
É apresentado o percentual de governismo que seria o alinhamento dos senadores com a base do governo em votações no Congresso. Eduardo Braga apresenta percentual de 89% de governismo.
CEAP
Vale ressaltar que grande parte da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap) é direcionada, justamente, para serviços de publicidade, principalmente com gerenciamento de redes sociais.
Apenas no ano de 2021, o senador Eduardo Braga utilizou R$ 300 mil em publicidade, sem informação clara do seu destino.