Brasileirão recomeça nesta quarta-feira (16) com pelo menos 20 estreias

O uruguaio Álvaro Pereira, do São Paulo/Foto: Marcos Ribolli
O uruguaio Álvaro Pereira, do São Paulo/Foto: Marcos Ribolli
O uruguaio Álvaro Pereira, do São Paulo/Foto: Marcos Ribolli

Responda rápido: quais são os quatro primeiros colocados do Brasileirão? E os quatro últimos? Como estava seu time quando o campeonato foi paralisado para a Copa do Mundo? Um mês e meio se passou desde a última rodada, e com os ótimos jogos, histórias e personagens do Mundial, é difícil se lembrar de tudo. E aqui está, para refresca a memória dos torcedores, uma breve apresentação sobre a rodada que marca o retorno do Campeonato Brasileiro.

Ao menos 20 jogadores estrearão em suas equipes novas, além de dois técnicos. Alguns times promoveram várias mudanças, e outros mantêm a base que foi deixada na última vez que estiveram em campo. Para quem ainda quer se lembrar da Copa, três estádios do Mundial sediarão jogos nesta rodada. Mas, se quiser ver jogadores que foram convocados por suas seleções, será mais difícil. A 10ª rodada do Brasileirão deve ter somente dois atletas que atuaram na Copa. Relembre:


estreias

As 20 equipes foram ao mercado durante a Copa do Mundo, mas nem todas terão suas caras novas já nesta quarta-feira. Figueirense e Vitória foram os que mais contrataram e serão os times com mais novidades, com seis novos jogadores cada. O Leão é o time que deve ter mais estreias, com Kadu, Adriano e Richarlyson na escalação contra o Cruzeiro, que terá o zagueiro Manoel, ex-Atlético-PR, e o atacante Marquinhos, que era do Rubro-Negro baiano. No Figueira, o destaque é o lateral chileno Cereceda, que também deve estrear.

Na Ilha do Retiro, o jovem atacante Yuri Mamute, que saiu do Grêmio para o Botafogo, será a principal novidade contra o Sport. Diante do Goiás, o Tricolor gaúcho estreia o meia Giuliano, cria do rival Inter. Colorado e Santos terão novidades na lateral direita: Wellington Silva, ex-Flu, vestirá a camisa do time gaúcho, e Victor Ferraz, ex-Coxa, estreará no Peixe. Na Fonte Nova, Bahia e São Paulo apresentarão reforços: o volante Léo Gago e o atacante Marcos Aurélio no lado baiano, e o atacante Alan Kardec no paulista. O Fluminense terá em seu time o zagueiro Henrique e o retorno do volante Cícero.

Entre os comandantes, são duas caras novas. Doriva estreará no Atlético-PR, e o argentino Ricardo Gareca, contratado há dois meses, enfim, fará sua primeira partida no Palmeiras, que também estreará o zagueiro Tobio.

Palcos de copa

Maiores heranças da Copa do Mundo para o Brasileirão, os modernos estádios que foram utilizados já faziam parte do dia a dia de alguns torcedores brasileiros. Nesta rodada, três das 12 arenas abrigarão jogos: Fonte Nova, Arena Corinthians e Mineirão. Na próxima, o Atlético-PR sediará um jogo na nova Arena da Baixada pela primeira vez no nacional.

O Maracanã só reabrirá para os clubes do Rio na 12ª rodada. Apesar do legado, seis estádios não abrigam times da elite e só receberão partidas da Série A em casos especiais: Arena da Amazônia, Arena Pantanal, Castelão, Mané Garrincha e Arena das Dunas e Arena Pernambuco – o Sport manda seus jogos na Ilha do Retiro.

da copa para o brasileirão

O Brasileirão recomeça após uma pausa, que nem todos tiveram durante a Copa do Mundo. No entanto, dos 10 atletas da Série A convocados para o Mundial, apenas o lateral-esquerdo uruguaio Álvaro Pereira estará em campo no recomeço do campeonato, pelo São Paulo. O chileno Mena também tem chances de ser titular do Santos.

Fred, Jefferson, Aránguiz, Lodeiro, Erazo e Valdivia ainda não voltarão a campo – o último anunciou sua saída do Palmeiras. Os atleticanos Jô e Victor estão com o Atlético-MG na decisão da Recopa Sul-Americana, contra o Lanús, e apenas o goleiro atuará. Outro jogador convocado para a Copa e que atua no Brasil é o goleiro uruguaio Martín Silva, que foi escalado pelo Vasco nessa terça, contra o Santa Cruz.

Em alta

Corinthians e Santos entrarão em campo como as equipes com maior sequência de jogos sem perder. Não foram derrotados nas últimas quatro rodadas e têm o mesmo retrospecto em tal período: duas vitórias e dois empates. Entretanto, o líder Cruzeiro obteve mais pontos nas partidas mais recentes e pode ser considerado o time de melhor fase até a parada para a Copa, apesar da derrota para o Corinthians na oitava rodada. A Raposa venceu quatro dos últimos cinco jogos.

Em baixa

Entre os 20 clubes da Série A, Flamengo, Vitória e Bahia são os mais pressionados. Os três possuem a maior série sem vitória do Brasileirão atualmente, de seis jogos. Mas o Tricolor baiano é a equipe que vive pior fase. Mesmo fora da zona de rebaixamento, perdeu seus últimos quatro jogos. Os dois rubro-negros tiveram três derrotas e três empates nas últimas seis rodadas.

Quem mudou mais

Contratações, treinamentos, tempo para pensar em mudanças e recuperar lesionados fizeram efeito em alguns times. Quem mais se surpreenderá é o torcedor do Bahia, time que tem a pior sequência atual no Brasileirão e deve ver ao menos oito modificações na equipe que enfrentará o São Paulo em relação ao último jogo. Demerson, Guilherme Santos e Maxi Biancucchi devem ser os únicos remanescentes do time que perdeu para a Chapecoense na oitava rodada. Os técnicos de Santos, Goiás e Figueirense também planejam muitas modificações. As escalações prévias das três equipes trazem seis alterações.

Por outro lado, há quem ache que não seja necessário mudar tanto o time. O provável time do Atlético-PR para enfrentar o Flamengo nesta quarta traz apenas duas novidades em relação ao jogo de um mês e meio atrás. Coritiba, Criciúma, Fluminense, Corinthians e Inter também devem ser tímidos: três modificações previstas para cada.

Artigo anteriorServidores da SUFRAMA apresentam, em Brasília, proposta para criação de carreira
Próximo artigoPreso na Am-010, homem envolvido em crime ambiental e porte ilegal de arma

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui