Brasileiro desvenda como Incas escolheram local de Machu Picchu

Incas aproveitaram falhas geológicas para construir Machu Picchu - Foto: Pixabay

As ruínas da cidade Inca de Macchu Picchu foram encontradas no alto da Cordilheira Andes em 1911, no Peru, pelo explorador norte-americano Hiram Bingham. Essas antigas paredes de pedra são objeto de estudo do professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rualdo Menegat desde 1999.

Segundo a pesquisa realizada pelo professor em Ollantaytambo, a 60 quilômetros de Cusco, e no sítio arqueológico de Machu Picchu, não foi por acaso que os incas escolheram o local para erguer a cidade.

Rualdo concluiu em seu trabalho de campo e analisando imagens de satélites que a escolha da localização foi motivada pelas falhas geológicas, causas pelo movimento de placas tectônicas, que proporcionaram as condições necessárias para a sobrevivência no local.

As zonas de falhas geológicas favoreceram, por exemplo, o acesso à água por formarem reservatórios subterrâneos abastecidos pela chuva ou pelo derretimento das geleiras dos cumes nevados.

As fraturas naturais da rocha também foram importantes para obter materiais para a construção. Os incas utilizavam grandes blocos de pedras cortados em formas geométricas com encaixes precisos.

Fonte: R7

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui