
Será lançada amanhã, domingo (18), a partir das 16h00, no Parque Cidade da Criança, rua Castro Alves, no Aleixo, mais uma Campanha de Enfrentamento e Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que, neste ano, tem como tema “A Copa Sem Violência contra Crianças e Adolescente”.
O movimento inicia a semana de enfrentamento à violência e abuso sexual, que vai percorrer a Feira da Banana, na rua Pedro Botelho, no Centro; Posto 700, na avenida Djalma Batista; rotatória da Feira do Produtor, na rua Autaz Mirim, no Jorge Teixeira; e na praça central do Mauazinho, na rua Rio Negro, zona leste.
A mobilização faz parte da programação do 18 de Maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, criado pela Lei Federal nº 9.970 .
De acordo com a secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), Regina Fernandes, nestes locais, serão distribuídas cartilhas com orientações sobre as formas de identificar a violência contra crianças e adolescentes e o Ligue 100, o principal canal gratuito de denúncia da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH), além de marchas e “bandeiraços”.
Regina Fernandes lembra que, além de Manaus, o Governo do Amazonas, por determinação do governador José Melo, está apoiando as atividades do 18 de Maio nos 61 municípios do interior com palestras sobre violência e o abuso sexual em escolas e igrejas, audiências públicas, passeatas e panfletagens.
A secretária da Seas lembra que a violência contra crianças e adolescentes acontece com maior frequência dentro da própria família e que a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico deve ser combatida. “Todas as suas expressões constituem crime e são, sem dúvida, cruéis violações dos direitos humanos”, afirmou.