Campanha do Dia D contra poliomielite e de multivacinação acontece neste sábado, 17

Foto: Reprodução

O Dia “D” de mobilização da campanha contra a poliomielite e de multivacinação, da Prefeitura de Manaus, marcado para o próximo sábado, 17/10, terá 135 postos fixos e 200 volantes, para atender crianças e adolescentes na faixa etária de zero até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), será das 8h às 17h e a recomendação é para que seja apresentado o cartão de vacina na hora do atendimento.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, os postos fixos irão funcionar em unidades de saúde da rede municipal e os 200 postos volantes farão busca ativa para vacinação de crianças e adolescentes em locais de grande circulação de pessoas, como supermercados e shoppings.

Na campanha contra a poliomielite, todas as crianças na faixa etária de um a quatro anos deverão receber uma dose da Vacina Oral contra Poliomielite (VOP). Para crianças de dois meses até 11 meses e 29 dias, os profissionais de saúde irão avaliar o cartão de vacina e verificar a necessidade de doses da Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP).

Foto: Reprodução

O Dia “D” também vai disponibilizar as seguintes vacinas: BCG, que previne a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e o vírus Haemophilus influenzae B; Rotavírus, contra a gastrointerite; Pneumocócica 10, que protege a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C; Meningocócica ACWY (para adolescentes de 11 e 12 anos); Tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola; Varicela; Vacina HPV; Hepatite A; Dupla Adulto, contra difteria e tétano; e Febre Amarela.

Meninas e meninos poderão aproveitar a mobilização do sábado para a imunização contra o HPV (Papilomavírus humano), que é um vírus que pode causar câncer, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe. A vacina contra o HPV é direcionada para meninas de nove a 14 anos e para meninos na faixa etária de 11 a 14 anos.

A lista com o endereço dos 135 postos fixos que irão funcionar no Dia “D” pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui