Campanha ‘Não atire o pau no gato’ vai a escolas de Belém do Pará

Campanha “Não atire o pau no gato/Foto: Divulgação

Escolas estaduais e do município de Belém vão participar da campanha “Não atire o pau no gato: maus tratos aos animais é crime”, do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). O apoio à campanha foi oficializado em reunião na última terça-feira (22), entre as secretarias de educação e a promotora de justiça de meio ambiente, Angela Maria Balieiro Queiroz.


A campanha, que tem o lançamento previsto para o dia 10 de março de 2017, tem por objetivo informar a população sobre atos que podem ser considerados maus tratos e orientar sobre as formas de levar ao conhecimento dos órgãos públicos as denúncias de abusos contra animais.

Na reunião, a promotora explicou que durante a campanha será realizado um concurso para os alunos de escolas públicas, que premiará não só o jovem vencedor, mas também o professor e o diretor da escola que participa do projeto. Palestras e outras ações junto às crianças e adolescentes também estão previstas.

Campanha “Não atire o pau no gato/Foto: Divulgação
Campanha “Não atire o pau no gato/Foto: Divulgação

Maus-tratos

“Todos os animais são protegidos por lei e é papel do cidadão zelar pela integridade física dos animais. Segundo o art. 32 da Lei nº 9.605/98, é considerado maus tratos a toda e qualquer prática de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, com pena de detenção de três meses a um ano e multa”, explicou Angela Balieiro.

Ainda segundo a promotora, sofre a mesma pena quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. A pena é aumentada de um sexto a um terço, caso ocorra a morte do animal.

Toda denúncia de abuso ou maus-tratos contra animais deve ser comunicada à polícia. Alguns municípios possuem delegacia especializada na defesa do animal, nesse caso é ela quem deve ser procurada para fazer a denúncia, mas caso seu município não tenha, pode comunicar a qualquer delegacia. O número de telefone para fazer a denúncia é o 190.

Fonte: ITAQUERA

Artigo anteriorPalácio da Justiça apresenta Rodrigo Acioli com recital de Flauta Transversal
Próximo artigoEspetáculo teatral “Coração Olímpico” no Magdalena Arce Daou

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui