


Os sete candidatos majoritários ao governo do Amazonas, se reuniram ontem, quinta-feira (17), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/Am), para definir regras de conduta nos debates, e para os últimos acertos do conteúdo permitido à veiculação nas TVs, rádio, jornais e internet.
Durante o encontro, cartilhas contendo todas as regras permitidas na legislação eleitoral foram distribuídas aos candidatos e seus assessores jurídicos. Segundo a presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes, a ideia da Justiça Eleitoral é assegurar que o exercício da democracia se dê de modo livre, sem qualquer embaraço e refletindo a real vontade do eleitor.
“Daí a importância dessa Cartilha de Propaganda Eleitoral, que servirá não apenas para orientar os candidatos, partidos políticos e coligações, mas à toda população em geral, que poderá reconhecer quando ocorrer a propaganda irregular ou abusiva para denunciar à Justiça especializada”, explicou.
Para José Melo, candidato à reeleição, o encontro serviu, também, para pontuar a ética no tratamento das ferramentas que serão utilizadas durante a abordagem junto ao público eleitor.
“Depois de tudo o que demonstrou duante a Copa do Mundo, o povo amazonense merece uma campanha madura, com boas propostas, onde as pessoas possam discutir saúde, educação, segurança e tudo que esteja relacionado às boas práticas da gestão pública. Aqui, demos um passo para a qualidade do exercício da cidadania, assinando um pacto de respeito mútuo”, explicou.