
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi adiado no Amazonas por conta do colapso enfrentado em janeiro, relacionado à segunda onda da Covid-19. Nesta terça-feira (23), os candidatos participam do primeiro dia de prova. O Estado possui mais de 160 mil inscritos. O governo decretou ponto facultativo e feriado escolar durante os dois dias.
Em Manaus, a abertura dos portões acontece às 10h30 nos dois dias de prova. O fechamento dos portões será às 12h. A aplicação das provas deve começar às 12h30, e encerrar às 18h no primeiro dia. No segundo dia, as provas devem encerrar às 17h30. A recomendação é que os participantes cheguem com antecedência aos locais.
Cronograma Enem 2020
• Reaplicação: 23 e 24 de fevereiro
• Divulgação dos resultados: 29 de março
Nesta segunda-feira (22), o presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi, em entrevista à Rede Amazônica contou que o local de prova pode ter mudado.
“Todos devem acessar novamente o local para confirmar e não deve se basear o que foi em janeiro. Como nós tivemos desistência de escolas, e nos preparamos para esse momento, é importante que o cartão tem que ser visto agora. O participante tem que visitar a página no site do Inep”, disse.
Ainda segundo Mussi, diferente dos anos anteriores, este ano não haverá as listas com os nomes dos participantes em portas de salas.
A medida foi tomada para evitar aglomeração. O candidato pode levar o cartão impresso ou no celular e apresentar ao fiscal antes de entrar na sala de aula.
Antes de entrar na sala, o candidato deve higienizar as mãos, respeitar o distanciamento entre as pessoas e usar máscaras de proteção durante todo o tempo.
Além dos candidatos do Amazonas, outras duas cidades de Rondônia suspenderam a prova devido à pandemia. Quase quatro mil candidatos participarão da reaplicação do Enem também nesta terça-feira (23) em Rolim de Moura e Espigão D’Oeste, em Rondônia.
Durante esses dois dias, também participam do exame as pessoas que pediram a reaplicação da prova por terem sintomas de doenças infectocontagiosas. Ao todo, foram 10.171 pedidos. O Inep informou que mais de 8 mil candidatos devem participar.
Fonte: G1