
Com o objetivo de capacitar criadores e incentivar a produção da pecuária local, a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPA), realiza nesta sexta-feira, 18 de setembro, a Capacitação em Produção de Silagem e Estratégias de Alimentação para o Gado.
A iniciativa busca apresentar estratégias de suplementação alimentar, promover gestão eficiente da alimentação do gado e contribuir com a sustentabilidade da pecuária e o abastecimento de carne e leite em Parintins. A capacitação é gratuita, voltada, especialmente, para criadores desses animais.
“Estamos dando continuidade ao incentivo às diversas cadeias produtivas do município. Desta vez, vamos atender os criadores da área da pecuária com informações fundamentais para a alimentação adequada dos animais. É uma orientação do prefeito Mateus Assayag e da vice Vanessa Gonçalves levar conhecimento técnico aos produtores de Parintins e, assim, impulsionar ainda mais o setor primário”, explica a subsecretária da SEMPA, Rafaela Figueiredo.

Os participantes terão palestra técnica sobre “A Importância da Silagem na Pecuária Regional”. Em seguida, será realizada oficina prática com as etapas da produção de silagem (corte, compactação e vedação). Eles também aprenderão estratégias de alimentação, como a suplementação e manejo nutricional para caprinos, ovinos, bubalinos e bovinos.
Além da equipe técnica da SEMPA, as orientações serão repassadas pelo zootecnista e professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Parintins), Michael do Vale Maciel. “Essa é uma preocupação que a Prefeitura de Parintins tem com os pecuaristas devido à seca e é uma demanda que precisa ser sanada na região. Essa capacitação é uma resposta aos pecuaristas em relação à pastagem e alimentação para o gado”, afirma o coordenador de produção animal da SEMPA, zootecnista Alexandre Góes.
A Capacitação em Produção de Silagem e Estratégias de Alimentação para o Gado será realizada no auditório do Parque de Exposição Luiz Lourenço de Souza, a partir das 8h, na próxima sexta-feira, 18. A entrada é gratuita.




