Cármen Lúcia lamenta que nenhuma mulher foi eleita nas capitais

Foto: Recorte

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, lamentou a ausência de mulheres eleitas nas capitais no pleito deste ano. O primeiro turno das eleições municipais foi realizado ontem (6).


“Eu acho uma pena e acho mesmo muito triste (…) o desvalor que se atribui a nós, mulheres, mesmo com todas as campanhas que já são feitas”, lamentou.

De acordo com a ministra, o 1º turno das eleições municipais ocorreu dentro do previsto. A votação se encerrou às 17h do horário de Brasília, e às 17h10 foi anunciado o resultado da eleição no primeiro município brasileiro a totalizar os dados: São Cristóvão do Sul (SC). “Isso é o exemplo da eficiência da Justiça Eleitoral, que vem se aperfeiçoando para que se chegue a esses resultados”, destacou.

Cármen Lúcia lembrou que esta foi a primeira vez que um pleito municipal teve o horário unificado, abrangendo os estados e as regiões do país que funcionam com fuso diferente do horário de Brasília. Também foram destacadas as consultas populares, paralelas ao pleito, realizadas em cinco cidades.

O comparecimento dos eleitores às urnas, de 78,29%, foi considerado elevado pela ministra. O índice de abstenção, neste 1º turno, foi de 21,71%, seguindo alto como ocorreu nos pleitos municipais de 2020 (23,15%) e de 2018 (17,58%).

Artigo anteriorCasal de idosos é assassinado a facadas na frente de criança em Manaus
Próximo artigoCorpo com sinais de tortura é achado em matagal na Cidade Nova

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui