Carreta de Saúde irá realizar atendimentos em Novo Airão

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

A partir de segunda-feira (17/06), os moradores de Novo Airão terão acesso a exames de imagens, como mamografia e ultrassonografia, na Carreta de Apoio à Saúde. A unidade móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) estará pela primeira vez no município (a 115 quilômetros de Manaus). A previsão é que sejam atendidas, segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, cerca de 1.650 pessoas.


A unidade móvel estará posicionada no Ginásio Municipal, localizado na rua Pedro Sabo Mendes, s/nº, Centro, com atendimentos das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, até o dia 5 de julho. É necessário apresentar o encaminhamento médico para a realização dos exames.

A secretária Nayara Maksoud destaca que o objetivo da ação é ampliar o acesso aos serviços de saúde, no interior do Estado. “A meta do Governo do Amazonas é aumentar a quantidade de exames médicos realizados, visando à detecção precoce de doenças que afetam a população. É a primeira vez que Carreta é deslocada aos municípios do interior e isso representa um marco significativo em nossa jornada pela melhoria da saúde pública de qualidade para todos”, declara.

Maksoud explica que a Carreta de Apoio à Saúde que chega a Novo Airão, realizou também atendimentos em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), no período de 17 de maio até esta sexta-feira (14/06). Agora, está sendo deslocada para Novo Airão.

A titular da SES-AM destaca, ainda, que a outra unidade móvel de saúde do Estado está no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), onde permanece até o dia 21 de junho. “Em Itacoatiara, atende não apenas os moradores daquele município, mas das cidades vizinhas, como São Sebastião do Uatumã, Itapiranga, Silves”, relaciona.

Atendimentos

De acordo com a secretária executiva adjunta de Regionalização da SES-AM, Rita Almeida, os exames são direcionados a pacientes que já passaram pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e estão com a autorização de encaminhamento do Complexo Regulador do Amazonas.

“Nossa expectativa é realizar 750 mamografias e 900 ultrassons em Novo Airão”, disse a gestora, explicando que os exames serão oferecidos para mulheres e homens.

Artigo anteriorMudança climática entre El Niño e El Niña pode causar chuvas na região Norte
Próximo artigoFapeam recebe propostas para Programa Jovem Cientista na Pesca Artesanal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui