Catadores de materiais recicláveis são afetados pela crise, afirma deputado

Os catadores dos igarapés, em Manaus/Foto: Arquivo

Em pronunciamento na manhã de hoje, quinta-feira (09), na Assembleia Legislativa do AM, o deputado Bi Garcia (PSDB), afirmou que a crise econômica que afeta o país, também está atingindo os 500 catadores de materiais recicláveis de Manaus.
Segundo o parlamentar, de 200 toneladas que eram vendidas por mês,atualmente os catadores não estão conseguindo vender nem 50 toneladas.


“A crise nacional também chegou nos catadores de lixo. A paralisação de várias atividades no Polo Industrial de Manaus (PIM) tem causado prejuízos aqueles que trabalham com a coleta seletiva, já que seus principais compradores são   as indústrias. Se a capital está sofrendo com isso, imagina o interior do Estado”, argumentou.

Bi Garcia disse ainda que neste momento de crise, a melhor forma é buscar entendimentos com as secretarias de Assistência Social, tanto do município quanto do Estado, para prestar apoio a esta categoria.

“Vamos tentar um apoio financeiro com as secretarias, ou com ajuda de cesta básica de pelo menos três meses para que possamos analisar a crise, que também está atingindo uma atividade tão pequena”, explicou o parlamentar.

Reunião

Na tarde de ontem (8), o deputado participou de uma reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável (CAAMA) com representantes da indústria de papel, cooperativas e associações de catadores.

No encontro, também estavam presentes a Procuradora Chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-AM), Dr. Alzira Costa, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Petrucio Magalhães, representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas) e da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

Artigo anteriorUma noite inteira de Bumbás no 59º Festival Folclórico do Amazonas
Próximo artigoCerca de 4 toneladas de droga foram apreendidas pela SSP-Am, em 2015

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui