CECF Magdalena Arce Daou recebe sexta edição do Circuito neste sábado (23)

Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura do Amazonas

No próximo sábado (23), a partir das 15h, acontece no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Magdalena Arce Daou o 6º Circuito de Cultura Urbana, com a Mostra de Processos Coreográficos dos grupos de dança que pertencem às unidades do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, mantido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Entre estas se incluem as unidades do Centro de Convenções Gilberto Mestrinho – Sambódromo, do CECF Padre Pedro Vignola e do próprio CECF Magdalena Arce Daou.


O circuito cultural tem como objetivo disseminar a percepção acerca da cultura urbana em suas mais diversas expressões, com as performances artísticas das danças de rua, e dessa forma incentivar o público jovem ao desenvolvimento de habilidades e de expressões artísticas nas mais diversas formas culturais.

Os alunos da unidade do Liceu Claudio Santoro no Sambódromo irão apresentar no circuito “Cór-Tex”, com coreografia do professor Marcos Felipe; e “Global Warming e “Origem”, ambas coreografadas pelo professor Michel Magalhães.

Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura do Amazonas

No processo coreográfico “Cór-Tex”, reunindo sete alunos, as cores, movimentos e sons internalizam a experiência corporal ligada ao campo sensorial. Na apresentação “Global Warming”, com a participação de nove alunos, a coreografia alerta para as consequências do aquecimento global hoje em curso na Terra, como o forte calor e a destruição do meio ambiente. Já em “Origem”, com 15 bailarinos, a coreografia narra a história da cultura Hip Hop, citando seus elementos por meio de movimentos, gestos, estilos e comportamento dos intérpretes.

Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura do Amazonas

A unidade do Liceu no CECF Magdalena Arce Daou vai apresentar duas performances de dança no Circuito. A primeira será “Sonhos Mascarados”, com a participação de 11 alunos, em que o sujeito vivencia fantasias no padrão de vida real, e essas fantasias permitem possibilidades, momentos, decepções, pré-conceito e percepções críticas da atualidade. No outro processo coreográfico, “Batalha Crew”, 25 alunos irão evocar o período da ditadura militar e o veto da liberdade de expressão através de coreografias de Ragge Jam, Dancehall, House, Hip Hop, Warking e Breakdance. As coreografias são da professora Sinara Dias.

Por fim, o Liceu Claudio Santoro – Unidade CECF Padre Pedro Vignola levará ao Circuito o processo coreográfico “Anoitecer”. Com elenco formado por 20 alunos, a coreografia da professora Leila Alves conta a história fictícia do quarto de Clarice, que ganha vida ao cair da noite e interage com a personagem.

Todas as coreografias serão apresentadas no Cine Teatro do CECF Magdalena Arce Daou, no horário das 16h30 às 17h30, com duração média de 5 minutos para cada grupo de dança. Para encerrar o Circuito de Cultura Urbana, será realizada uma roda de conversa com o professor Baldoino Leite, que é coordenador artístico das mostras coreográficas.

Artigo anteriorFundação Amazonprev entre os melhores RPPS do País
Próximo artigoTemporada de Cruzeiros deve injetar R$ 40 milhões na economia do Estado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui