
Imagens capturadas por uma câmera de segurança mostram centenas de pássaros despencando do céu em Chihuahua, no México. Na gravação, é possível ver o momento em que inúmeras aves caem, formando uma espécie de nuvem preta.
O incidente aconteceu no início da manhã do último dia 7, de acordo com o veículo britânico The Guardian. Em pouco mais de cinco segundos, os pássaros caem, com a grande maioria conseguindo recuperar voo.
WARNING: GRAPHIC CONTENT
Security footage shows a flock of yellow-headed blackbirds drop dead in the northern Mexican state of Chihuahua pic.twitter.com/mR4Zhh979K
— Reuters (@Reuters) February 14, 2022
Incialmente, especulava-se que as aves tinham sido intoxicadas por algum tipo de fumaça ou sido eletrocutadas após encostar em um fio de alta-tensão. Entretanto, o ecologista britânico Richard Broughton tem uma terceira teoria sobre o caso.
“Parece que um predador, como um falcão, estava perseguindo o bando, como fazem com os estorninhos, e eles caíram quando o bando foi forçado a descer”, conta Broughton ao The Guardian. “Pode ver que eles agem como uma onda no início, como se estivessem sendo empurrados de cima.”
As aves do vídeo, identificadas como graúna-de-cabeça-amarela, costumam migrar do norte do continente em direção ao México para fugir do frio durante o rigoroso inverno do Canadá e dos Estados Unidos.
O biólogo de conservação Alexander Lees, da Universidade Metropolitana de Manchester, admite que muitas vezes é mais fácil apontar a poluição como culpada nesse tipo de situação. Entretanto, a forma como os pássaros voam em bando pode levar a tais incidentes.
“Em um bando apertado, os pássaros seguem os movimentos do pássaro à frente, em vez de realmente interpretar seus arredores mais amplos, por isso não é inesperado que esses eventos aconteçam ocasionalmente”, conclui Lees.
R7