Centenas de pássaros despencam do céu e morrem no México; assista

Após a queda, vários pássaros morreram. — Foto: Câmera de Segurança de Cuauhtémoc

Imagens capturadas por uma câmera de segurança mostram centenas de pássaros despencando do céu em Chihuahua, no México. Na gravação, é possível ver o momento em que inúmeras aves caem, formando uma espécie de nuvem preta.

O incidente aconteceu no início da manhã do último dia 7, de acordo com o veículo britânico The Guardian. Em pouco mais de cinco segundos, os pássaros caem, com a grande maioria conseguindo recuperar voo.

Incialmente, especulava-se que as aves tinham sido intoxicadas por algum tipo de fumaça ou sido eletrocutadas após encostar em um fio de alta-tensão. Entretanto, o ecologista britânico Richard Broughton tem uma terceira teoria sobre o caso.

“Parece que um predador, como um falcão, estava perseguindo o bando, como fazem com os estorninhos, e eles caíram quando o bando foi forçado a descer”, conta Broughton ao The Guardian. “Pode ver que eles agem como uma onda no início, como se estivessem sendo empurrados de cima.”

As aves do vídeo, identificadas como graúna-de-cabeça-amarela, costumam migrar do norte do continente em direção ao México para fugir do frio durante o rigoroso inverno do Canadá e dos Estados Unidos.

O biólogo de conservação Alexander Lees, da Universidade Metropolitana de Manchester, admite que muitas vezes é mais fácil apontar a poluição como culpada nesse tipo de situação. Entretanto, a forma como os pássaros voam em bando pode levar a tais incidentes.

“Em um bando apertado, os pássaros seguem os movimentos do pássaro à frente, em vez de realmente interpretar seus arredores mais amplos, por isso não é inesperado que esses eventos aconteçam ocasionalmente”, conclui Lees.

R7

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui