Cetam realiza aula inaugural do Projeto Mulheres Mil 2025

Expectativa é que 466 mulheres sejam formadas nessa primeira etapa - Foto: Cleudilon Passarinho/Asscom Cetam

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) promove, na segunda-feira (31/3), às 9h, a aula inaugural do projeto Mulheres Mil 2025. O evento acontece no auditório da sede do Cetam, localizada na avenida Pedro Teixeira, 2.354, Dom Pedro I.


A iniciativa do Governo Federal, que teve início em 2017, tem por objetivo proporcionar qualificação profissional e acesso a oportunidades de emprego para mulheres em situação de vulnerabilidade, a iniciativa visa fortalecer a inclusão social e econômica, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

A aula inaugural vai apresentar o projeto à sociedade e na ocasião serão entregues os kits estudantis.

As aulas já iniciam no dia 1º de abril e serão finalizadas no dia 30 de maio. Neste ano, serão oferecidos 13 cursos de qualificação profissional e o Cetam tem expectativa de formar 466 mulheres nessa primeira etapa. O projeto marca um passo importante na capacitação e empoderamento feminino no estado.

Cursos novos

Em 2025, o Cetam está ofertando 13 cursos, com duas novidades. O curso de Apicultor, que será realizado no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), e Confeccionador de Bijuterias.

Além disso, as alunas serão acompanhadas por assistentes sociais e psicoterapeutas, durante todo o aprendizado.

“Ao oferecer qualificação profissional e apoiar o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho, o Mulheres Mil representa uma oportunidade transformadora, não apenas para as participantes, mas para o futuro de comunidades”, destacou o diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque.

O Cetam conta com a parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e de 11 institutos e associações para realizar o programa.

Durante o ano de 2024, com 48 turmas de Qualificação Profissional, o programa capacitou 1.205 mulheres.

A iniciativa contou com o apoio de 34 institutos e instituições parceiras, consolidando-se como uma importante ferramenta de transformação social.

Empoderando mulheres

O Programa Mulheres Mil não é apenas a oferta de um curso profissionalizante, mas um caminho para o empoderamento feminino, para a superação da violência e para a equidade de gênero.

O programa atende, prioritariamente, mulheres a partir de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social e econômica, incluindo vítimas de violência, chefes de família, migrantes, indígenas, quilombolas e outras mulheres historicamente excluídas da educação e do mercado de trabalho.

O Cetam participa do Programa Mulheres Mil desde o seu início em 2017. E nesse período, muitas conseguiram entrar no mercado de trabalho, abrir seus próprios negócios e, acima de tudo, conquistar independência financeira e autoconfiança.

Artigo anteriorMais de 90 pessoas podem estar soterradas após desabamento em Mandalay
Próximo artigoTécnico de ministério apresenta lista de 50 municípios bloqueados para receber recursos da União

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui