Chegou o inverno: momento perfeito para renovar a pele

Foto: Divulgação/iStock

A estação é propícia para investir no autocuidado e realizar tratamentos estéticos


“O inverno está chegando.” A famosa frase de Game of Thrones é bem oportuna, pois os ares da estação mais intimista do ano já são sentidos no Hemisfério Sul. Na filosofia taoísta, é o ápice do yin, associado a energia feminina, introspecção, quietude e reflexão. A queda da temperatura aguça o desejo de aproveitar mais a casa, maratonar as séries favoritas debaixo do edredom, tomar chocolate quente, desfrutar de uma deliciosa noite de queijos e vinhos.

Parte integrante dos ciclos da natureza, as pessoas também “invernam”, sentem necessidade de diminuir o ritmo e se nutrir. A estação convida ao autocuidado e a fortalecer o amor próprio. Com a menor incidência de raios solares, é o período propício a realizar procedimentos estéticos e preparar a pele para estar viçosa e luminosa na primavera. Conheça alguns tratamentos indicados e invista no seu desabrochar.

Peeling químico

Depois de viver o verão despreocupadamente, o excesso de exposição ao sol é sentido na pele, e até manchas que não existiam aparecem. Evitar o sol é indispensável para tratar manchas. Além de a pele andar mais coberta por roupas, o tempo mais frio, com menor incidência de radiação UV, facilita seguir as recomendações dos dermatologistas.

O peeling químico pode ser realizado o ano todo, mas o inverno é o período ideal, porque o sol é prejudicial ao tratamento. A palavra tem origem no inglês e significa “descamar”. O processo é feito para estimular a renovação celular. A depender da necessidade, com concentrações diferentes dos ácidos, atua mais na superfície ou em camadas mais profundas da pele. É usado no tratamento de acnes, flacidez, rugas, manchas e cicatrizes.

Carboxiterapia

A técnica é feita com microinjeções de CO2 e gás carbônico, e tem como efeito adverso pequenos hematomas, que somem em poucos dias. O sol não é indicado, pois pode manchar a região. O gás estimula a circulação sanguínea, a oxigenação e a produção de colágeno. O procedimento reduz o aspecto de “casca de laranja”, é recomendado para diminuir a flacidez, estrias, celulites e a gordura localizada.

Procedimentos mais invasivos

Uma operação exige cuidados especiais em qualquer época do ano. Nos procedimentos estéticos, a exposição ao sol, banho de mar e piscina está fora do roteiro, principalmente no pós-operatório. Independentemente da intervenção – lipoaspiração, cirurgia de mama, abdominoplastia ou face –, o clima mais ameno do inverno favorece a recuperação. Diminui também o incômodo das compressas e bandanas utilizadas após o procedimento e reduz a propensão a edemas.

É mais colágeno que você quer? Então, vem!

O laser de CO2 fracionado é um grande avanço, com precisão milimétrica e efeitos poderosos. É indicado para rejuvenescimento, trata também de melasmas, rugas profundas, cicatrizes e olheiras. A luz promove a renovação da epiderme e estimula a produção de colágeno. A recuperação é rápida, leva em média uma semana, mas a pele descama e fica avermelhada, portanto precisa ficar longe do sol.

Remoção de tatuagens

Muita gente não sabe, mas a remoção de tatuagem é feita com tecnologia a laser. É mais indicado realizar o procedimento no inverno, principalmente em áreas que ficam mais expostas. Durante o período, as pessoas costumam realizar menos atividades ao ar livre, o que facilita a recuperação.

Prepare-se para o verão

A depilação a laser não foge à regra e pode ser realizada em qualquer estação, mas a procura costuma crescer no inverno, e não é à toa. O procedimento é seguro e perfeito para quem deseja dar adeus aos pelos. Para a realização, precisa-se evitar o sol 15 dias antes e depois de cada sessão. A pele não estar bronzeada aumenta a eficiência, pois o maior contraste entre a pele e o pelo facilita a identificação pela máquina. Quem antecipa o cuidado já garante a pele lisinha e saudável para aproveitar o próximo verão.

Artigo anteriorÁguas de Manaus abre 50 vagas para estudantes da rede pública participarem de capacitação
Próximo artigoHomem despenca de roda-gigante em Manaus após cadeira se desprender; video

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui