China aprova mandato ilimitado para presidente

O presidente chinês Xi Jinping (esq.) e o primeiro-ministro do país, LiKeqiang (Foto: Fred Dufour/AFP)

O plenário do Congresso Nacional do Povo da China aprovou neste domingo uma emenda constitucional que acaba com o limite de dois mandatos presidenciais, uma medida que beneficia e reforça o poder do atual líder do país, Xi Jinping.


O Congresso aprovou em uma única votação um conjunto de 21 emendas constituições, entre as quais estava a que propunha o fim do limite de dois mandatos consecutivos de cinco anos para os presidentes do país. Foram 2.958 votos a favor das emendas, dois contrários e três abstenções.

O presidente chinês Xi Jinping (esq.) e o primeiro-ministro do país, LiKeqiang (Foto: Fred Dufour/AFP)

Outra das emendas aprovadas é a que inclui as teorias políticas de Xi sobre o desenvolvimento do “socialismo com características chinesas em uma nova era” na Constituição do país.

Em um discurso após a votação, o presidente do Congresso Nacional do Povo da China, Zhang Dejiang, destacou a importância da defesa “centralizada e unificada” com Xi Jinping no núcleo do poder.

A atual Constituição da China, que entrou e vigor em 1982, tinha sido modificada por emendas pela última vez em 2004.

A aprovação das emendas constitucionais representa uma consolidação ainda maior do poder de Xi, que acaba de terminar seu primeiro mandato de cinco anos e agora pode ficar no poder de forma indefinida. Os analistas o comparam com Mao Zedong.

Além disso, o fim da rotatividade no poder representa uma ruptura com o sistema criado por Deng Xiaoping, que previa limites temporários de ocupação para os principais cargos políticos, com o objetivo de evitar os excessos provocados pela acumulação de poder nas mãos de Mao entre 1949 e 1976. EFE

Fonte: Exame

Artigo anteriorHomem é assassinado com seis tiros no bairro Flores
Próximo artigoAmazonino perde interesse pelo problema do desemprego no Distrito Industrial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui