
Todo ano nesse período as chuvas em Manaus provocam alagações. Ontem foi um desses dias que atormentam a vida das pessoas mais humildes que são as que moram em áreas sujeitas a alagação, mas também dos comerciantes de muitas áreas do centro histórico.
Assim como a certeza das chuvas nesse período, temos a certeza da demagogia do prefeito de plantão que vai escolher um lugar em que as pessoas perderam tudo ou quase tudo, para visitar, tirar umas fotos para os jornais e promover soluções paliativas, quando muito.

Esse ano não foi diferente. Depois da chuva passada em que o prefeito vestiu sua farda de gari e foi tirar uma foto na área atingida, ontem foi a vez do vice que tirou sua foto na área alagada e anunciou a de uma força tarefa para atender os desabrigados.
Fica uma pergunta que parece óbvia. Se chove todo ano, porque ao invés de criar força tarefa para atender desabrigados, não se cria uma força tarefa para monitorar áreas de riscos e tomar medidas para mitigar os danos com ações preventivas?
Seria muito mais racional e eficiente, mas não daria a chance do prefeito desfilar sua demagogia tirando foto nas áreas atingidas.
*Marcelo Ramos é advogado e professor