Chuva e Lixo, combinação que resulta em inundação nas vias públicas(Por George Dantas)

Articulista George dantas(AM)
Articulista George dantas(AM)
Articulista George Dantas(AM)

Um forte temporal desabou pela manhã em Manaus no último domingo (14) causando alagamento em muitas vias, especialmente na zona central da cidade.

Normalmente esse tipo de inundação em vias públicas está ligada a dois fatores, sendo um de ordem pública e outro ligado a educação da sociedade local.


Para a inundação que decorre da falta de estrutura adequada no esgotamento de aguas pluviais nas ruas, essa é uma responsabilidade do poder público, neste caso, a Prefeitura da cidade que tem o dever constitucional de prover a cidade de sistema eficiente de drenagem das águas através dos bueiros e esgotos que devem conduzir esses volumes de água para os canais de descarga.

A alagação na cidade/Foto: Divulgação
A alagação na cidade/Foto: Divulgação

O sistema de esgotamento de aguas pluviais do centro de Manaus data da época em que os ingleses cuidavam da cidade, com galerias de aguas pluviais construídas no final do século dezenove e que, até hoje tem a mesma estrutura de captação. Certamente, este sistema hoje não tem mais condições de suportar a carga de aguas e lixos que são conduzidos em conjunto, resultando um sistema precário de baixa eficiência. Outro fator contribui para que os esgotos acabem entupidos são os resíduos sólidos descartados de maneira inadequada nas vias públicas, os quais são carregados pelas águas das chuvas e levados até os bueiros que entopem com a quantidade absurda de agua e lixo recebida. Claro que a ausência de lixeiras públicas e coletores nas ruas acaba por induzir o cidadão ao descarte de resíduos nas ruas, emporcalhando a cidade e contribuído para as inundações em dias de chuva.

A ação humana é a mais deletéria nesses casos de alagamentos, pois a falta de educação do povo também contribui para tanto, haja vista a quantidade enorme de lixo jogados nas ruas, seja por conta do cidadão ou de lojistas que descartam seus resíduos nas esquinas das ruas centrais da cidade.

Manaus não está sozinha nesse quesito de inundações, a cidade de São Paulo é destaque todos os anos com ruas inteiras tomadas pelas águas, onde pessoas sofrem para fugir da força das águas, ao mesmo tempo em que vemos automóveis serem arrastados pelas ruas como se fossem caixas de papelão.

Além disso, não podemos deixar de mencionar a questão da saúde pública que decorre das inundações, pois a água também carrega doenças, especialmente e leptospirose, decorrente a urina de ratos, que após contraída leva a óbito em poucas horas.
Urge uma ação eficaz do poder público na prevenção desses eventos extremos ao mesmo tempo em que, campanhas educativas para que o cidadão tenha sua consciência ambiental despertada, de forma descartar corretamente seus resíduos, evitando jogar lixo nas ruas, ao mesmo tempo que que, a cidade deve oferecer um sistema de lixeiras publicas articulado com o trafego de pessoas nas vias públicas.(George Dantas)

Artigo anteriorProfessores da ESBAM entram em greve no próximo dia 20
Próximo artigoForagido da justiça e dois investigados por assaltos presos, em Novo Airão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui