
A terceira audiência pública setorizada, sobre o Plano Municipal de Educação (PME), que traçará estratégias e políticas públicas educacionais para os próximos dez anos no município de Manaus, foi realizada na tarde da última quarta-feira (03), quando foi apresentado aos moradores, alunos e educadores da zona Leste de Manaus, o PME no Centro de Educação de Jovens e Adultos Samuel Benchimol.
A audiência foi conduzida pela vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM), presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (Comed/CMM). “A ideia dessas audiências setorizadas é promover a sociedade civil e organizada o que pretenderemos para as melhorias na educação. A minuta do PME, já foi repassada ao prefeito Arthur Neto e estamos aguardando chegar a CMM para votação”, comenta.
O coordenador técnico do PME, professor Rosélio Sousa, fez uma explanação sobre as estratégias contidas no documento-base para o público presente e destaca a importância da comunidade. “É louvável a participação da comunidade nesse ato de construção do Plano Municipal de Educação, pois podemos ouvir e vivenciar o dia a dia da educação e melhorarmos o texto para aprovação do documento final’, diz Sousa.
Ainda de acordo com a parlamentar, a população poderá consultar o documento-base nos sites da Câmara Municipal de Manaus (www.cmm.am.gov.br) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed – www.semed.am.gov.br) a partir da próxima segunda-feira (8) e sugerir estratégias para o Plano, por meio de documento protocolado na Semed ou na Comed/CMM.
Durante a audiência o presidente do bairro São José III, Manuel Barros, solicitou a inclusão de uma estratégia que garanta a segurança das crianças e educadores dentro e fora das escolas. “Sugiro que a Guarda Municipal seja disponibilizada para cumprir essa missão ao menos para inibir a ação de vândalos”, comenta Barros.
As duas últimas audiências para discutir o Plano de Educação serão realizadas na próxima semana, nos dias 10 (quarta-feira), na Escola Municipal Maria Leide Amorim, na zona Rodoviária e 11 (quinta-feira), na comunidade Bom Sucesso, localizada no rio Amazonas, zona Ribeirinha de Manaus.
Participaram da audiência, representantes da Comed/CMM, professores Samuel Monteiro, Jacqueline Pinheiro, Pra. vereadora Luciana, vereador Marcel Alexandre, e vereador Elias Emanuel, do Fórum Municipal de Educação, da Semed, líderes comunitários da zona Leste e e profissionais da educação.