
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) promoverá amanhã, sexta-feira (14), às 10h00, sessão solene em homenagem aos 100 anos de fundação do Sindicato dos Estivadores e Trabalhadores de Estivas de Minério do Estado do Amazonas (Setemeam), o mais antigo de Manaus e o segundo mais antigo no país.
Criado em 29 de março de 1914, a entidade conta com cerca de 300 estivadores, trabalhando em portos privados e públicos, responsáveis pelo embarque e desembarque de grande parte das cargas que chegam à capital amazonense.
O vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), autor do requerimento que sugeriu a homenagem, destaca que a contribuição do movimento sindical, na luta pelos direitos dos estivadores, vem sendo decisiva para impulsionar o desenvolvimento do Brasil. “Os estivadores movimentam o progresso do país”, observa o vereador.
Para o presidente do Setemeam, Claudovaldo Farias Barreto, o Codó, essa é uma oportunidade de preservar a história do sindicalismo brasileiro, em especial a do estivador. “Ao longo do tempo temos buscado fortalecer o papel do movimento sindical na luta por dignidade, por uma sociedade mais justa, menos desigual”, disse Codó.