CNBB apoia Campanha Mundial Contra a Fome

Encontro de apoio da CNBB/Foto: Divulgação
Encontro de apoio da CNBB/Foto: Divulgação
Encontro de apoio da CNBB/Foto: Divulgação

A Campanha contra a fome “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, lançada em 10 de Dezembro de 2013 pela Cáritas International e com extensão para a Cáritas Brasileira, recebeu apoio dos Bispos e da Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Os objetivos da campanha em âmbito nacional entre eles são a sensibilização e mobilização da igreja e sociedade com relação aos temas da fome e desigualdade;  divulgar as ações existentes para o enfrentamento da questão e a garantia da incidência política para proposições e efetivações de políticas públicas em segurança e soberania alimentar.


É de conhecimento mundial que, atualmente, mais de 840 milhões de pessoas passam fome. Este dado se choca com o fato de que os alimentos desperdiçados são suficientes para alimentar cerca de 2 bilhões de pessoas. Diante desta realidade é necessário promover ações de consciência e solidariedade para com o próximo, por meio de políticas públicas de âmbito local e nacional e uma melhor distribuição de alimentos, evitando o desperdício e a desproporcionalidade existente, onde uns comem em excesso e outros, não comem nada.

Os bispos afirmam que “o combate à fome é o primeiro objetivo apontado pela Organização das Nações Unidas (ONU), nas metas para este milênio, buscando eliminá-la até 2025”. Destacou ainda que a campanha tem o desejo de ‘sensibilizar populações, governos e entidades para atingir o que foi proposto pela organização’. Mesmo assim, não há respostas concretas sobre a questão em várias partes do mundo. “Nós estamos já em mais da metade do caminho e vários países, vários governos nem começaram ainda o trabalho para eliminar a fome”.

A campanha visa não só a ajuda às pessoas que passam fome, mas também a uma conscientização da população com relação ao desperdício e a correta produção e distribuição do alimento. O Brasil é um dos países em que há maior desperdício de comida. “Quase 60% dos alimentos produzidos no Brasil não chegam à mesa, porque são estragados, desde a colheita até o armazenamento”.

Este apoio dos Bispos à campanha é essencial, especialmente no que concerne à mobilização e conscientização.

Há uma busca da participação a nível individual, nacional e internacional por meio de debates e projetos de leis relacionados ao direito à alimentação. A Campanha irá até final de 2015.

Atividades do Evento

Dia 6 e 7 de novembro – FEIRA REGIONAL DE ECONOMIA SOLIDARIA – Praça  do Congresso

Dia 06 novembro– Às 17h00–Abertura do Seminário na Pç do Congresso com  a participação de Indígenas, Ribeirinhos, Catadores, Juventude,  Afro Descendentes, Reforma Urbana, Pescadores, Camelôs, Migrantes…

No dia 07– das 09h00 às 21h00-Seminário onde cada segmento apresentará sua historia, suas demandas e sua realidade.

Artigo anteriorTaberna 88 recebe amanhã, quinta(06), amazonense Sandalo Melo
Próximo artigo‘Up Sertanejo’ faz esquenta para o Caldas Country Show, na sexta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui