


De tanto ver triunfar as injustiças, o desmando, o desrespeito com a coisa pública, diante da alternância constante no poder executivo do município de Coari, a população resolveu reagir e fundar uma Organização Não-Governamental para promover a cidadania por completo.
Intitulada Observatório Social de Coari (OSC), a ONG foi instalada dia 11 de janeiro de 2015, exatamente, três dias antes da revolta popular que eclodiu por toda a cidade, quando foram incendiados diversos imóveis e objetos de ex-prefeitos.
“A entidade surge para uma luta diplomática, ética, pacífica e justa”, ressalta o presidente Eledilson Colares, jornalista e funcionário público municipal, que vê a ímpar possibilidade do município dar um salto na formação de cidadãos, “cumpridores das obrigações e exigentes na hora de acompanhar e cobrar a boa aplicação dos recursos públicos.
Programas de rádio, voz comunitária, grupos de WhatsApp, blogs, jornal impresso, e até uma Tenda da Transparência, fazem parte do pacote de ações aprovado no último sábado(09), por 115 membros que compareceram à reunião extraordinária.