
Cresce expectativa da população para novas eleições em Coari
O Ministério Público Eleitoral (MPE) está em processo adiantado em Coari, que deve desencadear em novas eleições após a queda do prefeito Adail Pinheiro .
O município está a 368 quilômetros de Manaus e, tem sido um dos mais problemáticos do Amazonas, nas relações política partidária.
“Nesse cenário, é dado concluir que o trânsito em julgado, para fins de contagem do prazo de oito anos da suspensão dos direitos políticos efetivamente ocorreu no dia 25 de agosto de 2019”, diz trecho do documento.
Este prazo de restrição segue até 2027. Ou seja, “o recorrido não atende à condição de elegibilidade prevista no art. 14, §3º, II, da Constituição (pleno exercício dos direitos políticos), impedindo o deferimento de seu registro de candidatura”.
Portanto, conforme o MPE, “tendo em vista a ausência de condição de elegibilidade, despicienda a análise de eventual incidência de causa de inelegibilidade”.
Nas últimas eleições municipais, Adail Pinheiro venceu com 51,12%, totalizando 20.316 votos válidos. O gestor já foi condenado por diferentes crimes com envolvimento de crianças.