TCEAM
Início Brasil Com medo da delação premiada, políticos do Centrão montam ‘força tarefa’ para...

Com medo da delação premiada, políticos do Centrão montam ‘força tarefa’ para tentar livrar Daniel Vorcaro da cadeia

Dono do Banco Master preso pela Polícia Federal - foto: recorte

Políticos do Centrão estão atuando nos bastidores de Brasília para tentar soltar o banqueiro Daniel Vorcaro, o dono do Banco Master, da Papuda

A mobilização de políticos do Centrão para soltar Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, intensificou-se em março de 2026, com o objetivo de libertá-lo da prisão preventiva decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Operação Compliance Zero.


A articulação nos bastidores de Brasília visa evitar uma possível delação premiada do banqueiro.

O pedido será analisado pela segunda A situação será analisada pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta feira (13).

Os ditos políticos do Centrão no Congresso Nacional – foto: recorte/Câmara

Os ministros vão decidir se Vorcaro vai continuar preso na penitenciária da Papuda, em Brasília, ou se poderá responder em liberdade.

Medo da delação

Nos bastidores, há preocupação entre os políticos do Centrão, principalmente os citados nas tramóias e desvios de dinheiro das previdências estaduais e do INSS, de que Vorcaro possa fazer uma “delação Premiada” e arrastar todos eles para a cadeia.

A delação premiada (ou colaboração premiada) é um acordo firmado entre um investigado/acusado e a polícia ou Ministério Público, regulamentado principalmente pela Lei 12.850/2013.

Em troca de informações eficazes que ajudem a desmantelar organizações criminosas, recuperar bens ou salvar vítimas, o delator recebe benefícios como redução de pena, mudança de regime ou perdão judicial.

Empate favorece o réu

O ministro Dias Tóffoli se declarou suspeito e não participará da decisão. Com isso, a 2ª Turma vai julgar o caso com apenas 4 ministros. Nesse cenário, se houver empate na votação, a decisão favorece o réu, o que pode resultar na soltura de Vorcaro.

Participam do julgamento:

  • ANDRÉ MENDONÇA
  • Gilmar Mendes
  • NUNES MARQUES
  • Luiz Fux

Com informação do Blog da Andrea Sadi / g1.

Artigo anteriorBraga articula investimentos para aeroportos do interior do AM em reunião com ministro
Próximo artigoOperação Catrimani II: Base da Funai é inaugurada em terra Yanomami e pista clandestina é destruída

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.