Com Müller e Benzema, europeus tentam despachar últimos africanos

Müller e Benzema, as estrelas em campo buscam artilharia/Foto: Divulgação
Müller e Benzema, as estrelas em campo buscam artilharia/Foto: Divulgação
Müller e Benzema, as estrelas em campo buscam artilharia/Foto: Divulgação

As quartas de final da Copa do Mundo já têm dois confrontos definidos. Depois de Brasil x Colômbia e Holanda x Costa Rica, chegou a vez de dois europeus enfrentarem os dois últimos africanos ainda vivos no torneio por mais duas vagas. Em Brasília, a França, melhor time do Grupo E, pega a Nigéria, que passou na segunda colocação do Grupo F.


Os franceses são os favoritos depois de uma primeira fase com duas goleadas e um empate, quando já estavam garantidos nas oitavas de final do mundial. A Nigéria fez quatro pontos no Grupo F e se classificou na última rodada, mesmo com uma derrota para a Argentina.

Pela primeira vez atuando em um clima ameno, a Alemanha ganha mais força para o confronto contra o argelinos. Na fase de grupos, os alemães atuaram em Salvador, Fortaleza e Pernambuco e tiveram que conviver com o calor. Mesmo assim, estão invictos e passaram na primeira posição do Grupo G, com duas vitórias e um empate. Já os argelinos não passaram pelo Nordeste e não enfrentaram altas temperaturas, mas sofreram para passar de fase. O time fez quatro pontos e ficou com a segunda vaga ao buscar o empate contra a Rússia na última rodada do Grupo H. Os vencedores dos jogos desta segunda-feira se enfrentam nas quartas de final.

FARNÇA X NIGÉRIA

A França chegou ao Brasil sob suspeitas. O corte do astro do time, o meio-campo Ribéry colocou em cheque a campanha dos Bleus. Mas foi aí que surgiu Benzema. O atacante assumiu a responsabilidade, já fez três gols e liderou o time nas goleadas sobre Honduras (3 a 0), Suíça (5 a 2) e, já classificado, foi discreto no empate sem gols contra o Equador. Enquanto isso, os nigerianos chegaram sem uma grande estrela.

Os nomes mais conhecidos talvez sejam os de Obi Mikel, do Chelsea, e o atacante Emenike, do Fenerbahçe. Mas quem se destacou foi Musa, que fez dois gols na derrota para a Argentina (3 a 2), na última rodada do Grupo F. O empate na estreia, contra o Irã (0 a 0), e a vitória sobre a Bósnia (1 a 0), na segunda rodada, foram o suficiente para a segunda colocação e a vaga.

O técnico Didier Deschamps tem apenas uma dúvida para a partida. O zagueiro Sakho, que tem uma distensão muscular na coxa esquerda, não treinou com o grupo nos últimos dias e o próprio Deschamps pregou cautela em relação ao uso dele. Caso não jogue, Koscielny formará a dupla de zaga ao lado de Varane. Ainda assim, o treinador francês deve fazer mistério e só divulgar a escalação próximo ao início do jogo.

Do lado nigeriano, o técnico Stephen Keshi não poderá contar com o atacante Babatunde, que fraturou o braço após uma bolada na partida contra a Argentina. Victor Moses, atacante do Liverpool e que começou o torneio como titular pode voltar ao time. Além dele, o zagueiro Oboabona, que se recupera de uma pancada no pé direito também pode reaparecer.

ALEMANHA x ARGÉLIA

A Alemanha, mais uma vez, chegou a uma Copa do Mundo como uma das favoritas. E vem confirmando o papel. Na primeira rodada, uma goleada sobre Portugal (4 a 0), teoricamente, a segunda força do Grupo G. Na segunda rodada, um empate com Gana (2 a 2) e mais uma vitória, dessa vez sobre os Estados Unidos (1 a 0), no encerramento da primeira fase, garantiram o primeiro lugar. O atacante Thomas Muller é dos destaques da equipe e já tem quatro gols marcados nesta edição do mundial e nove, em duas edições da Copa. Pelo lado da Argélia, a esperança para uma surpreendente vitória está nos pés do atacante Slimani, do Sporting, de Portugal. O camisa 13 foi eleito o melhor em campo em duas oportunidades: Na vitória sobre a Coreia do Sul (4 a 2), na segunda rodada e no empate com a Rússia (1 a 1), no último jogo, que deu a vaga aos argelinos. A estreia foi com derrota para a Bélgica (2 a 1), de virada.

O técnico Joachim Löw tem algumas dúvidas para a partida. Não são dúvidas motivadas por lesões ou suspensões, mas apenas pela escolha do treinador mesmo. Khedira e Schweinsteiger disputam uma vaga no meio-campo. Os dois jogadores chegaram ao mundial fora das condições físicas ideais por conta de lesões sofridas durante a temporada. A outra incerteza de Löw está no ataque, entre Götze e Klose. Boateng, que vinha se recuperando de uma inflamação no joelho, treinou normalmente e deve ir para o jogo.

Na Argélia, todos estão cientes da difícil missão que terão pela frente. Ninguém nega que a Alemanha seja a favorita para o jogo, mas todos acreditam que podem seguir na Copa do Mundo. Para isso, o técnico bósnio Vahid Halilhodžić deve repetir a escalação que usou na última partida, o empate contra a Rússia. Todo o elenco argelino está à disposição do treinador.

Artigo anteriorManaus vai sediar etapa regional da Copa dos Evangélicos de Futebol
Próximo artigoPai corta garganta da filha e de seu marido após se casarem sem seu consentimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui