
O coordenador estadual do Comitê Manaus 2016, Mário Aufiero, reuniu-se na tarde de ontem (26), com o cônsul, em exercício, do Consulado Geral do Japão, em Manaus, Takahiro Iwato, para tratar de estratégias e parcerias entre o Amazonas e aquele país visando os Jogos Olímpicos. Como se sabe, seleção de futebol japonesa masculina jogará no dia 4 de agosto com a Nigéria, às 21h00, e no dia 7 de agosto, às 21h, com a Colômbia, na Arena da Amazônia.
O encontro aconteceu na sede do consulado, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul e, também, contou com a participação do presidente da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku), Ken Nishikido; o presidente da Associação Civil de Divulgação Cultural Japonesa de Manaus, Kiyoyuki Saito; o vice-cônsul de Cultura, Yoshinari Oda; o vice-cônsul da Segurança, Jun Tagushi; e a assessora de Cultura do Consulado; Sandra Nagase.
Entre os assuntos discutidos, destacaram-se a divulgação do Amazonas no Japão, parcerias com a comunidade japonesa no Estado para o Programa Transforma, que promove esportes olímpicos e paralímpicos, além da participação no programa de voluntariado local. O presidente da Nippaku, Ken Nishikido, colocou a associação à disposição para mobilizar voluntários que falam japonês para atuar nos Jogos Olímpicos em Manaus.
“A Colômbia e o Japão, principalmente, são países estratégicos para nós. O primeiro por causa da proximidade com o nosso Estado e o segundo em virtude da grande presença de japoneses aqui e a interação cultural, que é muito forte”, afirmou Mário Aufiero.
O cônsul em exercício, Takahiro Iwato, destacou que o país irá colaborar com o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus para fortalecer as ações da comunidade japonesa no Estado e proporcionar uma ótima experiência para os turistas japoneses que vierem assistir aos jogos na cidade.
