Comunidades indígenas promovem Semana dos Povos da Amazônia

Mais de 300 famílias indígenas da comunidade Parque das Nações, bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, receberão representantes de várias entidades para discutir as causas e desafios para os povos deslocados para as cidades na Amazônia. O debate acontecerá na próxima segunda-feira, 01/06, das nove às 16 horas e abre a Semana dos Povos da Amazônia, evento promovido pela Articulação pela Convivência com a Amazônia – Arca.


As conseqüências são as mesmas identificadas em outros empreendimentos na Amazônia: criminalização das populações tradicionais, aumento do desmatamento e  outros da mesma monta.
As conseqüências são as mesmas identificadas em outros empreendimentos na Amazônia: criminalização das populações tradicionais, aumento do desmatamento e outros da mesma monta.

A Semana tem por finalidade facilitar a articulação entre setores sociais, povos indígenas, comunidades tradicionais e organismos pastorais, por ocasião das comemorações do 05 de junho, dia mundial do Meio Ambiente. Visa ainda aprofundar o debate sobre temas de interesse comum, para fortalecer o projeto do Bem Viver, inspirado na experiência histórica dos povos da Amazônia que trata de um caminho alternativo à perspectiva desenvolvimentista, saqueadora e predatória em curso.

 
De acordo com informação da Assessoria de Comunicação do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Regional Norte I (AM/RR) a Semana dos Povos da Amazônia acontecerá de 01 a 04 de junho com a realização de vários eventos e encerrará com a divulgação de um documento final onde os representantes das entidades e movimentos sociais apresentarão os resultados dos debates.

 
Na quarta-feira, 03, das 8h30 às 12h30 será realizado o Seminário com o tema “Modelo energético e o Bem Viver dos povos da Amazônia”. Entre os debatedores estarão o Procurador Federal Fernando Merloto Soave, do Ministério Público Federal no Amazonas, o Professor Célio Bermann, do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Neuzete Paulo Afonso, moradora de área afetada pela barragem de Santo Antônio (RO) e uma Liderança indígena.

 

 

O seminário terá como moderador o sociólogo Ivo Poletto, assessor do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social. O evento, que conta com o apoio do Centro de Ciências do Ambiente – CCA/UFAM, acontecerá no auditório Sumaúma, na Faculdade de Ciências Agrárias no Mini Campus da UFAM.

 

 

A Programação da Semana dos Povos da Amazônia será a seguinte: Dia 01/06/2015 de 09 às 16 horas acontece o debate: Os povos deslocados para as cidades na Amazônia, causas e desafios no Parque das Nações Indígenas – Tarumã, Manaus. No dia 02/06 de 08:30 as 17horas se realiza o Encontro da ARCA – Socialização e estratégias de articulação na Av. Joaquim Nabuco, 1023 – Centro (CEFAM).

 
No dia 03/06 de 8:30 às 12:30h acontece o Seminário: Modelo energético e o Bem Viver dos povos da Amazônia com a participação do Dr. Fernando Merloto Soave – MPF/AM, Prof. Célio Bermann – professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP Neuzete Paulo Afonso – moradora de área afetada pela barragem de Santo Antônio (RO), Liderança indígena e o moderador: Ivo Poletto – Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social no Auditório Sumaúma – Mini Campus/UFAM (Faculdade de Ciências Agrárias). A divulgação de documento da ARCA se realiza no dia 04/06.

Artigo anteriorVereadora solidariza-se com agentes de endemias prestes a serem demitidos
Próximo artigo‘Recursos do Ministério da Pesca agora, só para pagar defeso’, diz Cidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui