Conceição Sampaio fala dos desafios a serem enfrentados pelo país com novos mandatos

Deputada Conceição Sampaio(PP)/Foto: Divulgação
Deputada Conceição Sampaio(PP)/Foto: Divulgação
Deputada Conceição Sampaio(PP)/Foto: Divulgação

A deputada estadual Conceição Sampaio (PP), líder do Partido Progressista na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), destacou em seu pronunciamento na sessão de ontem, terça-feira (28), os desafios a serem enfrentados pelo Estado e pelo país, sobre questões como reforma política, reforma tributária, ampliação dos incentivos fiscais do modelo Zona franca de Manaus para a Região Metropolitana de Manaus e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da população.

“A democracia nos permite, no dia de hoje, reconhecer a decisão soberana do povo. E nós, que escolhemos a vida pública para dar a nossa contribuição ao estado democrático de direito, temos de trabalhar para que a qualidade de vida do nosso povo possa ser alcançada”, declarou Conceição Sampaio.


A parlamentar, em nome do PP, como líder progressista na Casa, também, apresentou seus cumprimentos e votos de sucesso na eleição de José Melo (PROS), à frente do governo do Amazonas, cumpimentando, ainda, a presidente Dilma Rousseff (PT), que continuará no comando do estado brasileiro. “Sabemos que temos pela frente muitos problemas a serem resolvidos e um dos grandes desafios é o polo industrial de Manaus, pois a prorrogação do modelo ZFM fortalece, não somente a economia do Amazonas, mas, de todo o país. A prorrogação por mais 50 anos faz a diferença, temos a garantia jurídica desse modelo, que tem mais de quatro décadas, mas muitos gargalos precisam ser resolvidos, e precisamos perceber as mudanças que precisam ser feitas, bem como o fortalecimento dos servidores”, ressaltou a deputada, ao lembrar que o superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, já apresentou o seu pedido de exoneração e que por diversas vezes os servidores da Suframa estiveram nesta Casa para debater os problemas enfrentados pela autarquia.

“Certamente esse tema será tratado em Brasília, já como deputada federal eleita, uma oportunidade concedida a mim por Deus e pelo povo do Amazonas. Aqui recebemos esses servidores e debatemos toda problemática que enfrentam há algum tempo. E justamente nesse momento, em que temos a garantia jurídica da Zona Franca de Manaus, é preciso que haja todo o apoio do próprio governo federal para que esses salários sejam revistos e mudada a forma que esses servidores são tratados”, apontou.

Reformas

Conceição Sampaio, ao avaliar que a presidente e o Congresso Nacional vão precisar enfrentar as reformas estruturantes do país, apontou a própria reforma política, que não tem avançado ao longo de décadas, mas que a presidente já deu um sinal importante de buscar ouvir a população que é soberana; e outra grande reforma que é a tributária.

“E temos ainda a preocupação do nosso modelo de desenvolvimento, de levar esses incentivos à Região Metropolitana de Manaus, para garantir também ao homem e à mulher do interior do Estado qualidade de vida, geração de emprego e renda. O ano de 2015 terá pautas importantes a serem discutidas. E reconhecemos a participação da Assembleia Legislativa do Amazonas nesse processo que fará uma grande transformação social na vida do nosso povo”, ressaltou.

Funcionário Público

A deputada Conceição Sampaio, parabenizou,k também, a todos os servidores da Casa pela passagem do Dia do Servidor Público. “Reconhecemos mais uma vez o trabalho valoroso que nossas servidoras e servidores exercem para o fortalecimento do Poder Legislativo”, frisou. E lamentou o falecimento do servidor Pedro Paulo, na manhã desta terça-feira, ao apresentar os sentimentos de pesar à família do servidor e à Casa Legislativa.

Prevenção contra o Câncer

Na tribuna, Conceição Sampaio lembrou que por diversas vezes apresentou a preocupação com relação à leitura final dos exames preventivos de câncer de colo de útero, realizados no Estado. E agradeceu todo o trabalho do Movimento de Mulheres do Amazonas, às médicas ginecologistas e obstetras, Dra. Mônica Bandeira de Melo e Dra. Ilka do Espírito Santo. E do Ministério Público do Amazonas, por reconhecer que de fato há um problema sério com relação à leitura dos exames, principalmente das lâminas trazidas do interior do Estado.

“E agora foi apresentada uma mudança através de uma nova conduta, que tanto o município quanto o Estado terão de ter, para que de fato nenhuma mulher tenha que perder sua vida em virtude de um erro na leitura final desses preventivos que estavam sendo realizados”, enfatizou a parlamentar. E ressaltou a contribuição das médicas que dão uma grande parcela de contribuição para que o poder público, onde se inclui a Assembleia Legislativa, como representantes do povo apresentem respostas às demandas apontadas pela população.

“A prefeitura e governo já estão tendo que adotar uma nova metodologia. Precisamos diminuir o índice de câncer de colo de útero que tanto ataca as mulheres e, principalmente, garantir às mulheres que fazem os exames que não tenham dúvida sobre a veracidade do resultado ao receber o laudo final do seu exame, que elas tenham a certeza que aquele resultado de fato pode garantir inclusive o início de um tratamento de forma precoce”, ressaltou.

Microscopia virtual

A deputada Conceição Sampaio encaminhou um projeto de indicação ao chefe do Poder Executivo, em 10 de dezembro de 2013, para que o Estado passe a utilizar o método de microscopia virtual na prevenção do câncer do colo de útero e de doenças pré-cancerosas nas mulheres do interior do Amazonas. A solução da microscopia virtual como alternativa de agilizar o tratamento do câncer de colo de útero é um encaminhamento apontado pelos movimentos de mulheres durante Audiência Pública sobre a Saúde da Mulher, realizada na Assembleia Legislativa, no dia 18 de novembro, de autoria da deputada Conceição Sampaio, com representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

O formato foi apresentado pela médica Dra. Mônica Bandeira de Melo, da Fundação Cecon. Na ocasião a plenária reiterou a necessidade de melhorar a qualidade dos exames e diagnósticos dos preventivos realizados especialmente no interior do Estado, agora apresentado como projeto de indicação ao executivo estadual. Naquela ocasião, a médica explicou que com a microscopia virtual, as imagens podem ser enviadas para a capital via internet para serem analisadas pelos patologistas. Assim as mulheres teriam um diagnóstico rápido, e o material não precisaria vir para capital para ser analisado.

Pelo projeto de indicação, o material colhido no exame preventivo das mulheres do interior do Estado viaja por meio de transporte fluvial e terrestre, até chegar a um laboratório na Capital, com 30 a 60 dias para a conclusão do laudo e posterior entrega às pacientes, para então iniciar um tratamento. O material enviado via internet e satélite, permite ao profissional habilitado analisar a lâmina sob vários ângulos, inclusive 3D. A técnica pode ser usada também para todos os exames laboratoriais (urina, tuberculose, leucemia, entre outros).

E em agosto deste ano, a deputada Conceição Sampaio participou do Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Amazonas, onde foi apontado um novo método de exame preventivo, por meio da citologia em meio líquido automatizada, através de equipamento sofisticado que permite a padronização das amostras com a distribuição homogênea das células em uma área circular da lâmina de vidro. A parlamentar considera que a leitura desses exames, além da qualidade, dará maior segurança às mulheres.

Artigo anteriorA CMM não pode ter uma administração egoísta, diz Mário Frota
Próximo artigoPai mata filha de dois anos com tiro na cabeça para se vingar de mulher

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui