Concerto no Teatro Amazonas une música, cinema e poesia com obras de Guerra e Prokofiev

Foto: Divulgação

O palco do Teatro Amazonas será cenário, nesta quinta-feira (03/07), às 20h, de um concerto que une música, cinema e poesia. Com regência do maestro Marcelo de Jesus, a Amazonas Filarmônica e o Coral do Amazonas apresentam o programa duplo “O Mar Como Quem Vê” e “Alexander Nevsky”, com participações especiais do compositor Alexandre Guerra e da premiada mezzo-soprano Denise de Freitas.


Cada apresentação tem duração de 30 minutos e conta com classificação indicativa de 10 anos. Os ingressos estão disponíveis para plateia e frisas, e a entrada é gratuita nos demais lugares da casa.

A primeira parte do programa é dedicada à obra “O Mar Como Quem Vê” (2017), composta por Alexandre Guerra especialmente para Denise de Freitas e Marcelo de Jesus, após o compositor se encantar com uma apresentação no Teatro Amazonas anos atrás.

Inspirado pelo encontro com a cantora e o maestro, Guerra deu vida a uma composição profundamente marcada pela poética do mar, da saudade e da musicalidade da língua portuguesa.

Foto: Divulgação

Denise de Freitas, vencedora do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) três vezes como melhor cantora, inclusive em 2024, dá voz à obra de Guerra, resultado de um processo criativo feito em parceria com o compositor. “Construir uma forma de cantar em português esse ciclo foi um desafio raro e muito bonito”, conta Alexandre. “É um presente ter uma cantora absolutamente excepcional como a Denise dando vida a essa criação”, destacou.

Composta por cinco canções, incluindo poemas de Fernando Pessoa e Vicente de Carvalho, e um interlúdio instrumental intitulado “Tempestade no Mar”, a obra propõe uma escuta imagética e emocional, marcada pela estética cinematográfica do compositor, que também atua na criação de trilhas sonoras para filmes, inclusive para estúdios como a Disney.

Pela primeira vez, a obra será apresentada com a inclusão do Coral do Amazonas, em uma versão adaptada especialmente para este concerto. O público também poderá apreciar projeções visuais de imagens do mar, que acompanham toda a performance.

Na segunda parte do concerto, após um intervalo de 20 minutos, será executada a cantata “Alexander Nevsky, op. 78” (1939), de Sergei Prokofiev, baseada na trilha sonora do célebre filme homônimo do cineasta Serguei Eisenstein.

Com projeções de cenas do longa-metragem durante toda a execução da obra, o público terá a oportunidade de vivenciar um encontro entre som e imagem. A tradução dos textos será exibida em legendas no palco.

Artigo anteriorMais de 250 mil alunos retornam às aulas na rede municipal de Manaus após recesso escolar
Próximo artigoIbama desmonta garimpo ilegal próximo a Parque Nacional em Manicoré

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui