Congresso dos EUA aprova investigação para impeachment de Trump

Donald Trump enfrenta processo de destituição, mas medida não deve passar no senado. foto: EPA

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, esta quinta-feira, a abertura formal do proecsso de destituição de Donald Trump.

Trata-se de uma vitória para os democratas, que controlam essa câmara do Congresso, mas que não tem reais possibilidades de passar na segunda câmara, o Senado, que é controlado por republicanos.

A medida foi aprovada com 232 votos a favor e 196 contra. Todos os republicanos votaram contra a proposta e dois democratas também.

A presidenta da Câmara de Representantes, a democrata Nancy Pelosi, ativou o processo no dia 24 de setembro ao transcender as manobras de Trump para tentar que a Ucrânia investigasse seu rival político, o ex-vice-presidente Joe Biden, e o filho dele por seus negócios no país, o que prejudicaria eleitoralmente o pré-candidato Biden.

A sequência de depoimentos desde então, a portas fechadas, revelaram que Trump se serviu de uma diplomacia paralela – na qual seu advogado pessoal, Rudy Giuliani, desempenhava um papel fundamental – para influenciar e pressionar Kiev.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui