Coordenadoria de Gestão da CMM orienta servidores a prática da coleta seletiva

Foto: Aguilar Abecassis (Dircom/CMM)

A Coordenadoria de Gestão da Câmara Municipal de Manaus (CMM), juntamente com a Comissão do Programa de Manutenção dos módulos de Gestão, realizaram na quarta-feira (28/8) na Casa Legislativa, mais uma visita de fiscalização e orientação para a prática da coleta seletiva, a fim de manter os certificados das normas ISO 14001, de gestão ambiental.

Todos os setores da CMM, entre departamentos e gabinetes, foram visitados para a verificação do descarte correto do lixo e segundo o levantamento feito durante a fiscalização, quase todos estão seguindo as normas ambientais, contudo ainda foram encontradas algumas não conformidades que precisam ser ajustadas, para que o objetivo da coordenadoria, que é de alcançar os 100% da coleta seletiva de forma correta, seja alcançada.

De acordo com a assessora legislativa da Coordenadoria de Gestão, Alciléia Araújo, falta pouco para que a Câmara atinja os 100%, por isso é necessário a colaboração de todos, para que a meta seja obtida. “Temos como objetivo alcançar 100% de sucesso na coleta seletiva em todos os setores. Para isso, todos os servidores, sejam eles efetivos, comissionados e verba de gabinete precisam colaborar com esse processo, jogando o lixo no lugar correto. Pedimos que todos os servidores também orientem os visitantes, para que estes possam dar a destinação correta de seu lixo, desta forma, vamos conseguir manter a ISO 14001, que será uma grande conquista para esse parlamento, que é referência para outros poderes em modelo de gestão ambiental”, afirmou.

Foto: Aguilar Abecassis (Dircom/CMM)

Maurício Silva Malheiros, que também integra a Comissão, as fiscalizações são fundamentais para orientar os servidores e despertar neles o interesse em relação as normas da coleta seletiva, diminuição no uso de copos descartáveis, reutilização de papel e redução no consumo de água e energia elétrica. “Não estamos apenas fiscalizando para saber se os setores estão cumprindo ou não com as normas ambientais. Nós estamos ali para orientar os servidores e incentiva-los a adotar um hábito que será levado para sua vida pessoal. A Câmara tem sido um exemplo de gestão ambiental, e isso se deve aos servidores, mas precisamos de um esforço maior, para que todos possam estar de fato, empenhados e focados em preservar nosso meio ambiente” pediu Maurício.
Seleção do lixo na CMM

A coleta seletiva na Câmara faz parte da determinação da ISO 14001, implantada na Casa em 2015 e está organizada e definida pelas cores. O lixo amarelo, por exemplo, é destinado para latas de alumínio, latas de leite em pó e condensado, tampas, canos de alumínio e de ferro, esquadrias de alumínio e de ferro, molduras de alumínio e de ferro.

Fonte: CMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui