O tenente-coronel Raimundo Roosevelt da Conceição foi nomeado novo secretário Executivo do Programa Ronda no Bairro. A nomeação aparece publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), desta quarta-feira (9). Roosevelt é réu no processo do “Caso Fred” como ficou conhecido a série de assassinados, a partir das mortes da estudante Daniele Damasceno e do técnico agrícola Fred Fernandes.
O coronel Roosevelt da Conceição assume o Ronda no Bairro em substituição ao coronel Amadeu Soares que pediu exoneração do cargo para assumir a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Roraima.
Homem de confiança do secretário de Segurança, Coronel Paulo Roberto Vital, Roosevelt e o tenente-coronel Aroldo Ribeiro, e outros policiais militares são acusados de participação no assassinato do técnico agrícola Fred Fernandes da Silva, em 2001.
Também são denunciados e réus no processo do “Caso Fred”, os policiais militares
Francisco Trindade Saraiva Pinheiro, Ronaldo Melo da Silva, Olavo Luiz Farias Paixão, estes julgados e condenados a pena de 33 anos e 8 meses de reclusão no dia 18 de outubro de 2013.
O técnico agrícola Fred Fernandes da Silva foi assassinado no dia 10 de junho de 2001, entre as ruas Ramos Ferreira e Duque de Caxias, no bairro da Praça 14, Zona Sul. Também saíram feridos a esposa, Maria da Conceição, e o filho, Adonis, na época com 10 anos de idade.
Fred Fernandes foi assassinado após o visitar o filho Fred Junior na Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa. Fred Junior estava presos por ter assassinado a ex-namorada e universitária Danielle Damasceno, no dia 19 de março do mesmo ano. A morte de Fred Fernandes teria sido vingança pelo fato do filho, Fred Junior, ter assassinado Danielle Damasceno.